29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21e - Soluções para o trabalho: relatos e análises |
24208 - SEGURANÇA DO PACIENTE E CARGA DE TRABALHO DA ENFERMAGEM: OCORRÊNCIA E REDUÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO. PRISCILA SANCHEZ BOSCO - ENSP/FIOCRUZ, MÔNICA SILVA MARTINS - ENSP/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução A importância da segurança do paciente e da equipe de enfermagem para garantir a qualidade e segurança no cuidado hospitalar, aliado à preocupação com a sobrecarga desse profissional e riscos inerentes para o paciente, o presente estudo centra-se sobre a carga de trabalho da equipe de enfermagem e o grau de implementação e sucesso das iniciativas no campo da segurança do paciente.
Objetivos Avaliar a carga de trabalho e atuação da equipe de enfermagem na implementação de práticas voltadas para a segurança do paciente, com foco na ocorrência de lesão por pressão em pacientes hospitalizados.
Metodologia Trata-se de um estudo observacional, transversal e prospectivo com abordagem mista – quantitativa e qualitativa, voltado para descrever a carga de trabalho da enfermagem e compreender sua relação com a ocorrência ou não de lesão por pressão em pacientes internados em um hospital federal especializado e em um hospital universitário. Para tanto, realizaremos a observação, descrição e análise da dinâmica de trabalho e interação entre a equipe de enfermagem e os pacientes internados. Os cenários de estudo tratam-se de um hospital federal, referência nacional que atende exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e um hospital universitário, todos situados no município do Rio de Janeiro.
Resultados A coleta de dados iniciou-se no hospital universitário, com a observação participante, construção da tabela WISN de carga de trabalho e análise de prontuários dos pacientes das 6 enfermarias (3 clínicas e 3 cirúgicas), totalizando 154 leitos Os plantões diurnos analisados eram compostos por 3 equipes, no regime de plantão 12 horas de trabalho para 60 horas de folga para a equipe de enfermagem, além do enfermeiro rotina de cada setor, que tem horário fixo de 7h-13h, somente durante a semana. No hospital federal citado, a coleta deverá ter início no mês de Abril do corrente ano.
Conclusões/Considerações Pretende-se confirmar que a carga de trabalho de enfermagem impacta diretamente na incidência de eventos adversos, especificamente lesões por pressão, assim como a estrutura física e organizacional ofertada para o trabalho dessa categoria. Ademais, o presente estudo visa levantar medidas tais que possam colaborar com a gestão do trabalho nas unidades de saúde e diminuição da incidência de eventos adversos, corroborando com a qualidade do cuidado ofertado.
|