28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21d - Promoção da saúde e humanização |
28609 - RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CURSO DE SAÚDE PÚBLICA HARVARD-BRASIL: COMPREENDENDO AS BARREIRAS DO CUIDADO DE HIV/AIDS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM FORTALEZA, CEARÁ. LOURRANY BORGES COSTA - UFC, ARLEN WEINER - HARVARD, JULIANA ARAÚJO TEIXEIRA - USP, MEGHAN ROSSINI - HARVARD, MELANIE CHITWOOD - HARVARD, VICTOR BERTOLLO PORTO - USP, MARIANA PITOMBEIRA LIBORIO - UNIFOR, TEREZINHA DO MENINO JESUS SILVA LEITÃO - UFC, ALUISIO AUGUSTO COTRIM SEGURADO - USP
Período de Realização A experiência ocorreu entre os dias 3 e 19 de janeiro de 2018 em Fortaleza, Ceará.
Objeto da Experiência Experiência de estudantes durante curso de campo realizado por Harvard T.H. Chan School of Public Health e Universidade Federal do Ceará (UFC).
Objetivos Relatar as colaborações acadêmicas e experiências vividas entre estudantes de pós-graduação em saúde pública, de Harvard e instituições brasileiras. Os estudantes divididos em grupos tinham o objetivo de identificar desafios e lacunas nas políticas de saúde locais, e propor estratégias para superá-las.
Metodologia Estudo descritivo por relato das experiências dos estudantes do grupo temático HIV/AIDS. Durante uma semana foram realizadas visitas a Serviços de Saúde de diferentes níveis, além de conversa com gestores da Área Técnica de HIV/DST/Hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e da Vigilância Epidemiológica do Ceará. Assim, os alunos puderam identificar uma situação problema, desenvolver e apresentar um projeto de pesquisa como intervenção local.
Resultados Os estudantes notaram que a descentralização do cuidado para HIV/AIDS com Ambulatórios Especializados ainda é insuficiente. No campo, os alunos conversaram com usuários e profissionais, discutindo sobre estigmas ao HIV; oportunidade ímpar de aprendizado. Notou-se que a integração de testagem, aconselhamento e cuidados para HIV/AIDS na Atenção Primária precisa ser uma prioridade, porém há barreias. Assim, foi proposto um questionário, respondido por profissionais, para entender essas barreiras.
Análise Crítica Durante o curso e escrita do projeto, os estudantes perceberam como a desinformação sobre o HIV é um problema. Havia um desencontro entre as normas, estabelecidas pelos gestores, e a prática dos profissionais de saúde, repleta de vieses. Pela vivência de campo, foi visto que barreiras estruturais são menos presentes que de processo de trabalho. O curso foi enriquecedor por estabelecer um intercâmbio de experiências entre os estudantes, cada um contribuindo com seus saberes.
Conclusões e/ou Recomendações Baseados nas vivências do curso, os estudantes acreditam que seu trabalho possa ser usado para orientar futuras políticas públicas. Remover as barreiras de acesso pode acelerar o progresso para se atingir a meta global de redução da AIDS. Concluímos que experiências como esta promovem novas oportunidades para a aprendizagem e pesquisa conjunta, e mostram o importante papel da Extensão universitária para a solução de problemas coletivos.
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