Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC21d - Promoção da saúde e humanização

27549 - ABRINDO AS PORTAS DA HUMANIZAÇÃO A PARTIR DO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: UMA EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA
RANIELLY SANTOS DE AQUINO - UFRN, ELIZABETHE CRISTINA FAGUNDES DE SOUZA - UFRN


Período de Realização
O processo de intervenção foi realizado em abril de 2015 e concluída em novembro do mesmo ano.


Objeto da Experiência
O Acolhimento com Classificação de Risco na UBS do Vale Dourado em Natal/RN.


Objetivos
A experiência teve o objetivo de apoiar a implementação do Acolhimento em Unidade Básica de Saúde de Natal – Rio Grande do Norte, na perspectiva de usar o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) como ferramenta tecnológica de gestão do cuidado na atenção básica.


Metodologia
Trata-se de um projeto de intervenção vinculado a trabalho de conclusão de curso de graduação, que buscou apoiar a implementação do ACCR através da estratégia de educação permanente articulada ao apoio institucional junto a profissionais da UBS do Vale Dourado no município de Natal, RN. Foram realizados encontros educativos com a equipe, buscando promover a pró-atividade dos trabalhadores, estimular a sua criatividade e propiciar um campo fértil de produção de conhecimento em suas vivências.


Resultados
Os encontros educativos possibilitaram reflexões sobre os processos de trabalho e resultaram em desdobramentos operacionais como a criação do fluxograma, do protocolo do acolhimento e a elaboração do quadro de serviços ofertados pela unidade. Considera-se que houve avanço em aspectos da qualidade e humanização nas relações de trabalho na unidade.


Análise Crítica
Em todo processo foi percebido um acolhimento centrado em poucos profissionais da unidade e que deveria estar direcionadas a todos os profissionais da unidade. A humanização e o respeito à autonomia dos sujeitos são essenciais para que essa ferramenta seja bem executada. Os resultados precisam ser avaliados e apoiados para assegurar a sustentabilidade da implantação do ACRR. Além disso, para uma implementação do ACCR são necessárias mudanças estruturais em todo processo de trabalho da unidade.


Conclusões e/ou Recomendações
A implementação do Acolhimento com Classificação de Risco é um projeto que deve ser contínuo, transversal e desenvolvido à medida que novos cenários vão sendo construídos na unidade, como a necessidade de capacitar cada vez mais os profissionais na perspectiva do acolhimento como ferramenta operativa que influi diretamente no reposicionamento subjetivo dos atores do trabalho em saúde – trabalhadores, usuários e gestores.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360