28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21d - Promoção da saúde e humanização |
27381 - SEIS ANOS DE AVANÇOS E CONQUISTAS DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO NO HOSPITAL BENEFICENTE SANTA HELENA – HBSH – CUIABÁ/MT LAURA CRISTINA ALENCASTRO DE MOURA - HBSH - CUIABÁ/MT, MARIA IZABEL ZANUTTO OLIVEIRA - HBSH - CUIABÁ/MT, BRUNA CAROLINE GOMES RODRIGUES - HBSH - CUIABÁ/MT, JADSON OLIVEIRA BARROS - HBSH - CUIABÁ/MT
Período de Realização 2011 a 2017.
Objeto da Experiência Relato de Experiência da implantação e implementação da Política Nacional de Humanização – PNH em seus avanços e conquistas no Hospital acima referenciado.
Objetivos Evidenciar a trajetória dos seis anos de implantação e implementação da PNH, seu desenvolvimento, monitoramento e avaliação. Ressaltar estratégias, como espaços da produção de mudanças na saúde, em busca do SUS que dá certo, transformando as práticas profissionais e a organização do trabalho.
Metodologia Reuniões com a SES/MT, posteriormente, sensibilização da gestão, dos profissionais e usuários. De forma compartilhada foi construído o plano de ação para promover e disseminar inovações. Foram efetivadas rodas de conversa semanalmente, seminários e oficinas, buscando o incentivo ao trabalho em redes, mudanças na forma do cuidar e de gerir, melhoria da comunicação entre gestão/profissionais/usuários, ressignificando os processos de trabalho, tornando agentes ativos de mudanças na área de saúde.
Resultados O desenvolvimento da PNH, através de suas diretrizes possibilita relevantes resultados para o Hospital, principalmente, na mudança do modelo de atenção e gestão, do cuidar e da participação, no sentido de inclusão nos processos, reconhecendo o homem como sujeito social inserido nas relações de produção, garantindo dessa forma o exercício da cidadania com ampliação e garantia dos direitos sociais.
Análise Crítica A implantação da PNH busca-se a transformação cultural da gestão e das práticas desenvolvidas, onde possa assumir uma postura ética, de co-responsabilização e protagonismo dos sujeitos envolvidos, visando a qualidade da atenção à saúde ao que se refere à disponibilização de novas formas de saber, fazer e gerir. Ressalta-se que, os avanços e as conquistas, são alcançadas mediante os enfretamentos dos desafios de um cotidiano que muitas vezes busca massificar o fazer e o cuidar da saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A história retrata que a construção do SUS possibilitou inegáveis avanços, de onde surgiu vários clamores por mudanças, nascendo daí a PNH, com seus princípios e diretrizes que se traduziram em ações. Nesse contexto, a experiência na Humanização nesta instituição implicou na valorização e protagonismo dos diferentes atores envolvidos nesse processo. Havendo potencialização sobre os modos de produzir saúde.
|