28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21d - Promoção da saúde e humanização |
25959 - PREP – “ UMA NOVA ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO ” ELZA MARIA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE - PROGRAMA MUNICIPAL DST/AIDS, MARIA CRISTINA DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE - PROGRAMA MUNICIPAL DST/AIDS, ADRIANO QUEIROZ DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE - PROGRAMA MUNICIPAL DST/AIDS, CAIO WESTIN - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE - PROGRAMA MUNICIPAL DST/AIDS, ALAN GOMES LORENA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE - PROGRAMA MUNICIPAL DST/AIDS, MARIA CRISTINA ABBATE - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE - PROGRAMA MUNICIPAL DST/AIDS
Período de Realização A Profilaxia pré exposição PREP iniciou, nos serviços do município de São Paulo, em janeiro de 2018.
Objeto da Experiência Ofertar às pessoas de maior vulnerabilidade e risco, estratégias de prevenção combinada contribuindo para orientar suas decisões.
Objetivos Elencado pelo Ministério da Saúde, como uma das capitais para a implantação da PREP SUS, o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde entende como uma importante estratégia de prevenção combinada , contribuindo para o alcance das metas relacionadas ao fim da epidemia.
Metodologia A Profilaxia Pré exposição ao HIV é a utilização do medicamento antirretroviral por aqueles indivíduos que se encontram em situação de elevado risco de infecção. No Brasil, após vários estudos, a PrEP passou a ser disponibilizada pelo Ministério da Saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de janeiro/2018. O Programa Municipal DST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde tem uma rede de 26 serviços especializados em DST/Aids (RME). Inicialmente foi implantada em 5 destes serviços.
Resultados Podemos inferir que muitas das populações de maior vulnerabilidade e risco, já frequentam as unidades de saúde especializadas em DST/Aids, além de um indicador de vulnerabilidade que é, algumas populações terem feito Profilaxia Pós exposição- PEP por várias vezes, na vida. Assim sendo, ter implantado nesta rede mais uma estratégia de prevenção combinada significa ampliar a rede de atenção, via sistema público de saúde.
Análise Crítica A infecção pelo vírus HIV/AIDS no Município de São Paulo (MSP) acompanha a característica nacional, marcadamente concentrada nos segmentos mais expostos às IST/ HIV/Aids, como gays e outros homens que fazem, sexo com homem (HSH), travestis e transexuais, profissionais do sexo, pessoas que usam drogas, o que envolve grande complexidade relacionada principalmente a exclusão social.
Conclusões e/ou Recomendações A partir da implantação, nossa proposta é ampliar a oferta da PreP nos serviços da RME, gradativamente, em todas as regiões da cidade, para que tenhamos ao final do ano de 2018, implantado em pelo menos 60% destes serviços, pois, quando falamos de uma cidade do tamanho e dimensão de São Paulo, com mais de 12 milhões de habitantes, se faz necessário, ampliar a rede de serviços ofertados.
|