Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC21d - Promoção da saúde e humanização

22484 - POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA DA POTENCIALIZAÇÃO DA GESTÃO PARA O TRABALHO COM POPULAÇÕES ESPECÍFICAS.
GUILHERME DE SOUZA MÜLLER - SES/RS, IUDAY GONÇALVES MOTTA - SES/RS, CARLOS ROBERTO GOES - SES/RS, POALA VETTORATO - SES/RS, JÉSSICA CAMILA SOUSA ROSA - SES/RS, RENATA DOTTA PANICHI - SES/RS, JAQUELINE OLIVEIRA SOARES - SES/RS


Período de Realização
A nova organização se iniciou em janeiro de 2015 e segue até o presente momento.


Objeto da Experiência
A reorganização do trabalho da gestão estadual das políticas de populações específicas, passando a trabalhar como Políticas de Promoção da Equidade.


Objetivos
Potencializar e integrar o trabalho na gestão estadual da saúde de seis populações: Negra, Privada de Liberdade e Egressos do Sistema Prisional, Indígena, Situação de Rua, LGBT e Campo, Floresta e Águas.


Metodologia
Antes do novo formato de organização das políticas de populações específicas na SES/RS, cada coordenação atuava de forma autônoma. A partir da reorganização, o trabalho passou a ser integrado com agendas conjuntas e objetivos comuns. Desconstrução de preconceitos, identificação das populações nos territórios das Coordenadorias Regionais de Saúde, estratégias para ampliação do acesso para as populações são algumas das ações trabalhadas pelo grupo de servidores.


Resultados
A partir do trabalho integrado da gestão, com agendas conjuntas das populações específicas, pode se perceber um resultado mais efetivo. Também se percebeu a motivação nova forma de organização dentro das Coordenadorias Regionais de Saúde, que passaram a trabalhar com a mesma perspectiva.


Análise Crítica
A promoção da equidade é entendida pelo grupo como um dos principais desafios do SUS e o elo de ligação entre essas políticas. A nova organização do trabalho favoreceu a potencialização das ações e a superação do déficit de servidores, de forma que todos os trabalhadores se apropriaram de pautas que anteriormente eram de uma ou duas pessoas. Além disso contribuiu para uma análise mais profunda das condições de vulnerabilização e as ações para a construção de alternativas para a melhoria da saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
O trabalho conjunto na gestão do SUS entre políticas que abarcam mesmos objetivos em comum pode ser uma boa estratégia para o momento de austeridade instalado no país e contribuir para potencializar políticas mais recentes a partir das virtudes de políticas consolidadas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360