28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21d - Promoção da saúde e humanização |
22392 - GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE DA EQUIPE DE CONSULTÓRIO NA RUA NO TERRITÓRIO DE MANGUINHOS, RIO DE JANEIRO ALDA LACERDA - EPSJV/FIOCRUZ, MIRNA TEIXEIRA - ENSP/FIOCRUZ, MARISE RAMÔA - EPSJV/FIOCRUZ, PILAR BELMONTE - EPSJV/FIOCRUZ, TEREZA PAIVA - EPSJV/FIOCRUZ, GRASIELE NESPOLI - EPSJV/FIOCRUZ, GENY COBRA - SCIENTIFIC COMMITTEE ON ANTARCTIC RESEARCH SCAR, PAULO PEITER - IOC/FIOCRUZ, BRIGIDA OLIVEIRA - UFF/PIBIC FIOCRUZ
Apresentação/Introdução As equipes de Consultório na Rua (CnaR) no município do Rio de Janeiro foram implementadas, a partir de 2011, para garantir a atenção à saúde da população em situação de rua. Por ser uma experiência recente não se tem acúmulo teórico do trabalho do CnaR, o que revela a necessidade de se ampliar o debate sobre a gestão do cuidado em saúde analisando o trabalho prescrito e o trabalho real da equipe.
Objetivos Investigar as normatizações do trabalho do CnaR; Mapear as práticas em saúde desenvolvidas pela equipe de CnaR que atua no território de Manguinhos; e Analisar o trabalho prescrito e o trabalho real e suas interfaces com a gestão do cuidado em saúde.
Metodologia A pesquisa, de natureza qualitativa, foi financiada pelo Programa Estratégico de Apoio à Pesquisa em Saúde e Fundação Oswaldo Cruz. O Campo foi desenvolvido no território de Manguinhos, no período de 2014 a 2016, por meio de 21 entrevistas semi-estruturadas, sendo 10 com usuários atendidos pelo CnaR de Manguinhos; 9 com toda a equipe de CnaR; 1 com o profissional do CAPS de referência para o atendimento dos usuários; e 1 com o trabalhador da Assistência Social, além da Observação Participante do trabalho da equipe de CnaR. Os dados foram tratados por meio da construção de uma matriz analítica com as categorias teóricas e empíricas, e foi utilizado o software de análise qualitativa Atlas-ti.
Resultados O trabalho prescrito do CnaR se pauta na redução de danos e preconiza atribuições semelhantes às demais categorias profissionais da atenção primária. Para promover a aproximação com os usuários, a equipe faz a busca ativa no território e trabalha com uma agenda flexível para assegurar a livre demanda. Além das atribuições preconizadas, ações como cortes de cabelo, acompanhamento dos usuários quando necessitam de consultas ou exames; orientação para obter a documentação pessoal, alimentação e transporte, entre outras, embora muitas vezes vistas como caridade, apontam para uma gestão do cuidado pautada em ações de solidariedade relevantes diante de situações de extrema vulnerabilidade social.
Conclusões/Considerações As análises apontam a relevância da equipe de CnaR de Manguinhos no cuidado, nas abordagens de aproximação no território e nas parcerias intra e intersetoriais. O trabalho real do CnaR extrapola o prescrito e reafirma suas práticas como um dispositivo fundamental na atenção aos usuários. Analisar o trabalho prescrito e real contribui para fomentar a gestão do cuidado em saúde e subsidiar as políticas públicas da população em situação de rua.
|