Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC21d - Promoção da saúde e humanização

22257 - ACOLHIMENTO INTERDISCIPLINAR À JOVEM GRÁVIDA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
PATRÍCIA PINTO DE PAULA - PUC MINAS, MÁRCIA STENGEL - PUC MINAS, LUIZA DE ABREU FRANÇA - PUC MINAS, NATÁLIA KATIELLE OLIVEIRA FERREIRA - PUC MINAS, PATRÍCIA PINTO DE PAULA - PUC MINAS


Apresentação/Introdução
A estratégia de saúde da família como organizador da Atenção Primária é uma diretriz potente e em franco crescimento, com registros significativos de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os profissionais da saúde da família trabalham junto à população. Dentre as responsabilidades destes profissionais tem-se a atenção integral à saúde do adolescente e jovem.


Objetivos
A pesquisa tem como objetivo principal buscar compreender a atuação dos profissionais da Saúde da Família na UBS frente ao acolhimento às adolescentes grávidas.


Metodologia
Foi realizado um estudo qualitativo exploratório com observação de campo e entrevista semiestruturada na coleta de dados. Observou-se quatro reuniões de equipe de Saúde da Família de Belo Horizonte – MG, e entrevistou-se sete profissionais que realizam o acolhimento a jovens grávidas, compostas por um médico, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, quatro a seis agentes comunitários de saúde. A análise de conteúdo das entrevistas e registros das observações foi desenvolvida por meio do movimento dialético entre informações da pesquisa de campo com a fundamentação teórica e as diretrizes políticas.


Resultados
Foi possível notar a necessidade de maiores investimentos em capacitações e na preparação desses profissionais para lidar com esse público, com o objetivo de potencializar o trabalho, promovendo um melhor acolhimento. A adolescência é permeada por múltiplas experiências exigindo das equipes de saúde da família um atendimento específico, tal como se referem as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e de Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde A partir dos dados obtidos com base na fundamentação teórica, buscou-se o mapeamento das práticas de acolhimento às adolescentes grávidas e a concepção dos profissionais da saúde da família acerca desse evento.


Conclusões/Considerações
O trabalho com adolescentes é desafiador o que torna fundamental o trabalho interdisciplinar, o que incluiu de acordo com a necessidade, além dos profissionais da Enfermagem e Medicina, também os profissionais da Psicologia e Nutrição. E mesmo diante da alta demanda de atendimentos que o serviço exige, nota-se o cuidado e acolhimento das profissionais frente a prevenção e promoção à saúde, propondo no trabalho real os manejos necessários

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360