28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21d - Promoção da saúde e humanização |
22257 - ACOLHIMENTO INTERDISCIPLINAR À JOVEM GRÁVIDA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PATRÍCIA PINTO DE PAULA - PUC MINAS, MÁRCIA STENGEL - PUC MINAS, LUIZA DE ABREU FRANÇA - PUC MINAS, NATÁLIA KATIELLE OLIVEIRA FERREIRA - PUC MINAS, PATRÍCIA PINTO DE PAULA - PUC MINAS
Apresentação/Introdução A estratégia de saúde da família como organizador da Atenção Primária é uma diretriz potente e em franco crescimento, com registros significativos de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os profissionais da saúde da família trabalham junto à população. Dentre as responsabilidades destes profissionais tem-se a atenção integral à saúde do adolescente e jovem.
Objetivos A pesquisa tem como objetivo principal buscar compreender a atuação dos profissionais da Saúde da Família na UBS frente ao acolhimento às adolescentes grávidas.
Metodologia Foi realizado um estudo qualitativo exploratório com observação de campo e entrevista semiestruturada na coleta de dados. Observou-se quatro reuniões de equipe de Saúde da Família de Belo Horizonte – MG, e entrevistou-se sete profissionais que realizam o acolhimento a jovens grávidas, compostas por um médico, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, quatro a seis agentes comunitários de saúde. A análise de conteúdo das entrevistas e registros das observações foi desenvolvida por meio do movimento dialético entre informações da pesquisa de campo com a fundamentação teórica e as diretrizes políticas.
Resultados Foi possível notar a necessidade de maiores investimentos em capacitações e na preparação desses profissionais para lidar com esse público, com o objetivo de potencializar o trabalho, promovendo um melhor acolhimento. A adolescência é permeada por múltiplas experiências exigindo das equipes de saúde da família um atendimento específico, tal como se referem as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e de Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde A partir dos dados obtidos com base na fundamentação teórica, buscou-se o mapeamento das práticas de acolhimento às adolescentes grávidas e a concepção dos profissionais da saúde da família acerca desse evento.
Conclusões/Considerações O trabalho com adolescentes é desafiador o que torna fundamental o trabalho interdisciplinar, o que incluiu de acordo com a necessidade, além dos profissionais da Enfermagem e Medicina, também os profissionais da Psicologia e Nutrição. E mesmo diante da alta demanda de atendimentos que o serviço exige, nota-se o cuidado e acolhimento das profissionais frente a prevenção e promoção à saúde, propondo no trabalho real os manejos necessários
|