28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21c - Processos e gestão do trabalho em saúde |
28837 - INTERVENÇÕES NA GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE SOB A VISÃO DOS PROFISSIONAIS DO ESTADO DE GOIÁS MARIA CLARA PINHEIRO DE LIMA - UFRN, BÁRBARA DANIELLE CALIXTO DE ALCÂNTARA - UFRN, JULIANA MARQUES NOGUEIRA MENDONÇA - UFRN, RAFAEL RODOLFO TOMAZ DE LIMA - UFRN, ROSANA LÚCIA ALVES DE VILAR - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN
Apresentação/Introdução O Projeto de Apoio à Estruturação da Rede de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, desenvolvido pelo Observatório de Recursos Humanos da UFRN, foi iniciado em 2011, tendo como base duas intervenções: diagnóstico da situação da área e a qualificação dos gestores da área, este trabalho trata da segunda intervenção que foi realizada em todos os estados da região Centro-Oeste.
Objetivos Analisar os projetos de intervenção do Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, ofertado pelo Observatório de Recursos Humanos da UFRN ao estado de Goiás na modalidade EaD, com ênfase na área da gestão do trabalho.
Metodologia Este resumo consiste em um recorte da pesquisa ‘Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: intervenções no campo da gestão’’ desenvolvida pelo Observatório de Recursos Humanos da UFRN, sendo uma pesquisa documental com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados das intervenções propostas nos trabalhos de conclusão dos alunos. A coleta foi dividida duas em etapas: inicialmente foi feito um levantamento de todos os projetos de intervenção, selecionando aqueles que estavam direcionados para a área da gestão do trabalho. Em seguida, foi elaborada planilha, com os resumos do projeto, destacando o título, âmbito de atuação, problema, foco de intervenção, o que propõe e resultados esperados.
Resultados Em Goiás foram identificados 33 projetos na área da gestão do trabalho, representando 44% do total de Trabalhos de Conclusão de Curso desse estado. Temas como Dimensionamento de Pessoal, Política de Gestão do Trabalho, Mesa de Negociação Permanente foram abordados, com destaque para a Saúde do Trabalhador, com 11 trabalhos, demonstrando a importância de maiores investimentos nessa área, buscando a melhoria das condições e espaços de trabalho, da assistência e reconhecimento do profissional, para que os vínculos e a força de trabalho sejam fortalecidos.
Conclusões/Considerações Com a realização deste trabalho, percebe-se como é importante estimular o aluno/profissional a conhecer e se aprofundar na gestão do trabalho, para que ele possa identificar as fragilidades e oportunidades no seu âmbito de trabalho, realizando e motivando mudanças que irão retornar em atendimentos e serviços qualificados e humanizados.
|