Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC21c - Processos e gestão do trabalho em saúde

26393 - RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE: PRINCIPAIS DESAFIOS
GABRIELA RIEVERES BORGES DE ANDRADE - UFGD - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS


Apresentação/Introdução
Recursos Humanos é uma dimensão central para o sistema de saúde e para a sua capacidade de oferecer serviços de qualidade e envolve questões relacionadas à sua disponibilidade, distribuição e qualificação para o trabalho no SUS. Requer, também, vínculos empregatícios efetivos a fim de que as demandas aos serviços sejam atendidas ao longo do tempo.


Objetivos
Levantar o estado da arte sobre indicadores de recursos humanos e iniquidades em saúde e caracterizar os principais desafios relacionados aos recursos humanos no SUS.


Metodologia
Foi feito um levantamento não sistemático da literatura nacional e internacional, incluindo artigos científicos, relatórios e documentos governamentais nacionais de acesso público. Foram levantados dados sobre o Estado do Mato Grosso do Sul, região para a qual a pesquisa se volta. A categoria profissional em saúde dos médicos é a que tem mais dados disponíveis, portanto, foi o ponto de partida desta pesquisa. A descrição das diferenças regionais em relação a indicadores de acesso e de recursos humanos em saúde associados a indicadores de iniquidades em saúde evidenciará desequilíbrios regionais no Estado do Mato Grosso do Sul.


Resultados
Segundo a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE (2013), são 1,95 médicos por mil habitantes no Brasil, sendo o parâmetro buscado pelo Ministério da Saúde de 2,7 médicos por 1.000 habitantes (dados Portal Saúde, Programa Mais Médicos). Nesta distribuição, persistem fortes disparidades regionais, sendo que a maior concentração está na região Sudeste, com densidade de médicos de 2,61 e a menor na região Norte, de 0,98. Na região Centro-Oeste a densidade é de 1,99 médicos. Os problemas no setor público incluem escassez de certas especialidades, coexistência de vários tipos de contratos de trabalho, implicando em diferentes remunerações e alta rotatividade (TCU, 2013).


Conclusões/Considerações
Políticas de RH são desenvolvidas em um cenário de escassez de profissionais e devem desenvolver habilidades para novos tipos de serviços, dar ênfase ao cuidado primário e garantir a qualidade através de educação continuada e certificação. A eficiência do sistema público de saúde depende da sua força de trabalho e é também influenciada pela estrutura organizacional, políticas de gestão de recursos humanos e remuneração, progressão e reconhecimento.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360