28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21c - Processos e gestão do trabalho em saúde |
22234 - POTENCIALIDADES DOS PLANOS DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS SOB O PRISMA DE SERVIDORES DA SAÚDE JULIANA MARQUES NOGUEIRA MENDONÇA - UFRN, TATIANA DE MEDEIROS CARVALHO MENDES - UFRN, RENATA FONSÊCA SOUSA DE OLIVEIRA - UFRN, MARIA CLARA PINHEIRO DE LIMA - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN
Apresentação/Introdução O Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) é um conjunto de normas que orientam a trajetória do trabalhador em sua carreira. Criado em 1998, a partir da promulgação da Constituição Federal, o PCCS tem sido considerado uma ferramenta fundamental ao desenvolvimento gerencial dos serviços de saúde, para auxiliar na fixação dos trabalhadores e consequentemente para consolidação do SUS.
Objetivos Identificar, a partir da percepção dos profissionais da saúde, as potencialidades do PCCS nas instituições de saúde, a fim de desenvolver estratégias para as políticas no campo da gestão do trabalho e da educação na saúde.
Metodologia Pesquisa documental, com abordagem qualitativa. O estudo faz parte da pesquisa “Plano de Cargos, Carreiras e Salários: Implicações de sua Implantação para as Instituições de Saúde’’ realizada pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN. Os dados foram coletados a partir de depoimentos de 211 profissionais de saúde, de nível médio e superior, da região Centro-Oeste do Brasil, e analisados a partir da análise de Bardin. O estudo foi realizado com base nos princípios da bioética e submetido à análise do Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), sendo aprovado com Número do Parecer: 1.908.863.
Resultados Observou-se que após a implantação do PCCS nas instituições de saúde, os profissionais sentiram-se mais motivados a se qualificar, na busca de melhorias salariais, crescimento profissional e valorização na carreira. Também houve uma maior fixação dos servidores nas instituições, diminuindo a rotatividade e resultando em maior qualidade no serviço ofertado. No entanto, é mister frisar que dentre as três esferas administrativas a saber, municipal, estadual e federal, as potencialidades do PCCS foram mais percebidas pelos profissionais de saúde da esfera federal, que possuem PCCS efetivamente implementado e melhores condições de trabalho.
Conclusões/Considerações O PCCS é considerado uma conquista importante para os servidores da saúde, uma vez que tem proporcionado motivação, crescimento profissional, perspectiva de carreira e a valorização do trabalhador. Deste modo, estímulo às políticas de implantação e implementação de PCCS nas instituições de saúde é fundamental, visto que beneficia o servidor, a qualidade do serviço prestado, a instituição e consequentemente o SUS.
|