28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21c - Processos e gestão do trabalho em saúde |
22106 - PROPOSTAS PARA O FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE NO PARÁ, BRASIL: UM ESTUDO DOCUMENTAL RAFAEL RODOLFO TOMAZ DE LIMA - UFRN, BÁRBARA DANIELLE CALIXTO DE ALCÂNTARA - UFRN, JULIANA MARQUES NOGUEIRA MENDONÇA - UFRN, MARIA CLARA PINHEIRO DE LIMA - UFRN, MARIA APARECIDA DIAS - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN
Apresentação/Introdução Entre 2015 e 2016, o Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN, em parceria com o Ministério da Saúde, ofertou a Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, na modalidade EaD, para gestores do SUS da região Norte do Brasil. Como produto final do curso, os alunos elaboraram projetos de intervenção, visando dar soluções às necessidades das instituições em que atuam.
Objetivos Analisar os projetos de intervenção do curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, desenvolvidos no estado do Pará, para a área da gestão do trabalho em saúde.
Metodologia Trata-se de um recorte da pesquisa documental e qualitativa desenvolvida pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN em 2017, intitulada “A Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: Intervenções no Campo da Gestão”. Os documentos investigados foram os projetos de intervenção elaborados pelos alunos do já citado curso de Especialização. Inicialmente, os resumos dos projetos foram lidos para selecionar os direcionados à gestão do trabalho em saúde. Após a seleção, realizou-se a análise de conteúdo, à luz da modalidade temática, para identificar os principais temas dos projetos voltados para a gestão do trabalho em saúde. Neste trabalho, utilizaram-se os achados do estado do Pará.
Resultados 187 projetos de intervenção foram desenvolvidos na região Norte, onde 74 (39%) dizem respeito à área da gestão do trabalho em saúde. Dentre os 74 projetos, 20 (27%) foram elaborados para instituições de saúde localizadas no estado do Pará, sendo Secretarias Municipais de Saúde a maioria delas (55%). Os projetos paraenses foram classificados em três unidades temáticas: a) Implementação de políticas de saúde (Política de Gestão do Trabalho e de Humanização); b) Criação de estratégias para a gestão do trabalho em saúde (PCCS, dimensionamento e mesa de negociação); e c) Qualidade de vida no trabalho em saúde (promoção da saúde do trabalhador e melhoria das condições de trabalho).
Conclusões/Considerações Este estudo evidencia que as instituições públicas de saúde do Pará, sobretudo as municipais, demandam por intervenções para aperfeiçoar a gestão do trabalho. Entretanto, a qualificação dos gestores do SUS a partir do curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde já é uma iniciativa concreta para que as intervenções apontadas sejam executadas, melhorando o processo de trabalho e, consecutivamente, a atenção à saúde.
|