27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21b - Estratégias para a melhoria dos processos de trabalho |
28602 - PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E PEDAGÓGICA PARA O TRABALHO EM SAÚDE NO NASF - PRONASF: RELATO DE EXPERIÊNCIA MAILANE MUNIZ - UFBA, ESTELA ROZENO DOS SANTOS - UFBA, MARIA DE FÁTIMA BAIÃO VIEIRA - UFBA, ANDRESSA THAIANY DE CARVALHO - UFBA, MARCOS VINÍCIUS RIBEIRO DE ARAÚJO - UFBA, VLADIMIR ANDREI RODRIGUES ARCE - UFBA
Período de Realização dezembro de 2016 a fevereiro de 2018
Objeto da Experiência As tecnologias coletivas de cuidado em saúde no âmbito dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Objetivos O PRONASF tem como objetivo ampliar a formação de estudantes da área de saúde por meio da inserção do desenvolvimento de atividades de planejamento e educação em saúde nos serviços, fomentando e fortalecendo também as tecnologias coletivas de cuidado em saúde desenvolvidas pelas equipes NASF.
Metodologia
Inserção de estudantes em práticas coletivas semanais junto aos profissionais do NASF, tais como grupos e oficinas, apoiando o planejamento e execução. São acompanhadas duas equipes NASF que atuam em diferentes distritos da cidade de Salvador. As atividades realizadas são registradas em relatórios semanais que sistematizam as atividades realizadas, além da realização de discussões acerca das experiências nesses campos, fomentando a análise crítica sobre o processo de trabalho em saúde na Atenção Primária.
Resultados Esta experiência tem propiciado aos estudantes a compreensão da importância do trabalho interdisciplinar e coletivo, bem como do papel das tecnologias coletivas de cuidado, sobretudo imateriais, que não raramente são preteridas em relação às atividades individuais centradas na clínica no NASF. Além disso, tem-se garantido o espaço do trabalho coletivo na agenda de trabalhos dos profissionais, na medida em que as ações são apoiadas, tanto no planejamento quanto na execução das mesmas.
Análise Crítica O uso de tecnologias imateriais, para promoção, prevenção ou recuperação, é fundamental nas ações voltadas para as diferentes necessidades de saúde da população, e devem ser planejadas. Para tal devem ser construídos de forma coerente com as diferentes realidades dos territórios, o que demanda das equipes o conhecimento sobre as questões sociais que estão envolvidas no processo saúde-doença e na qualidade de vida dos sujeitos.
Conclusões e/ou Recomendações As práticas e ações de cuidado precisam ser reconhecidas e estimuladas de forma a somar ações e ampliar a interdisciplinaridade e as ações multiprofissionais e atender minimamente os seus determinantes e condicionantes. Apesar das limitações de recursos, o cuidado humanização e acolhimento têm repercutido positivamente na qualidade de vida.
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