27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21b - Estratégias para a melhoria dos processos de trabalho |
26571 - REFLEXOS DO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA: À LUZ DE GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE RENATA FONSÊCA SOUSA DE OLIVEIRA - UFRN, NATHALIA HANANY SILVA DE OLIVEIRA - UFRN, RAFAELA CAROLINI DE OLIVEIRA TAVORA - UFRN, CECÍLIA NOGUEIRA VALENÇA - UFRN
Apresentação/Introdução Para consolidar e expandir a Política Nacional de Atenção Básica foi criado o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) para desenvolver ações que melhorassem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. O PMAQ tem como propósito valorizar e fortalecer a Atenção Básica, de modo a implementar os princípios e diretrizes do SUS.
Objetivos Identificar, sob a ótica de gestores e profissionais de saúde, efeitos produzidos nos serviços de saúde decorrente do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
Metodologia Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A população do estudo foi constituída de 6 gestores e/ou representantes da gestão municipal de saúde e 38 profissionais da Atenção Básica, de municípios polos das Regiões de Saúde do Rio Grande do Norte. Pala coleta de dados foram utilizadas duas técnicas: grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram coletados de setembro de 2016 a junho de 2017. Para análise foi utilizado o método da Análise de Conteúdo Temática. Destaca-se que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, anteriormente à fase de coleta de informação, tendo como número de Parecer 1.707.601.
Resultados Identificou-se que após a implantação do PMAQ, nos municípios em estudo, houve melhoria na organização do processo de trabalho, incentivo um olhar dinâmico sobre o território, incorporado na rotina de trabalho o planejamento e a avaliação, conscientização da importância do registro de ações/atividades desenvolvidas pelos profissionais, aumento de reuniões entre as equipes de saúde, acompanhamento de indicadores de saúde, utilização de fluxogramas, sinalização na identificação de salas, reorganização do acolhimento e agenda, adesão a demandas espontâneas, bem como a concretização de grupos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Conclusões/Considerações Percebe-se que o PMAQ trouxe significativos avanços para melhoria do processo de trabalho na Atenção Básica e, consequentemente, na atenção prestada aos usuários do SUS, cumprindo assim seu objetivo. Contudo, sabe-se que ainda há limitações e avanços a serem alcançados, para que se possa cumprir plenamente os princípios e diretrizes do SUS.
|