27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21b - Estratégias para a melhoria dos processos de trabalho |
24097 - PMAQ-AB E AS CONDIÇÕES E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA VISÃO DOS SERVIDORES DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. PATRÍCIA ROSIN LACINTRA VECHIA LEIVA - UNIFESP, FRANCISCO ANTONIO DE CASTRO LACAZ - UNIFESP
Apresentação/Introdução Um dos desafios para o fortalecimento do SUS e superação da fragmentação das ações relaciona-se à necessidade de valorização dos profissionais de saúde. Para o Ministério da Saúde, a melhoria da qualidade dos serviços na atenção básica (AB) através o PMAQ-AB pode ser uma forma de superação dessa fragmentação. Esta pesquisa investigou a visão dos trabalhadores da AB sobre tal temática.
Objetivos Analisar as mudanças nas condições e na organização do trabalho com a implantação do PMAQ-AB, na perspectiva da gestão do trabalho, em um grande município da região metropolitana de São Paulo.
Metodologia De caráter qualitativo, nesta pesquisa de doutorado em fase de finalização (CEP 50229315.3.0000.5505), mediante estudo de caso, procedeu-se à revisão bibliográfica; análise de documentos oficiais gerados no processo de contratualização do PMAQ-AB; entrevistas semiestruturadas com gestores dos serviços e gestores a nível central, grupos focais com trabalhadores contratualizados e observação participante num município da região metropolitana do estado de São Paulo. Para a análise dos dados colhidos, foi utilizada a abordagem da Análise de Conteúdo.
Resultados O Programa Nacional de Melhoria de Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) está em seu terceiro ciclo no município e mais de 80 equipes foram contratualizadas. O modo de gestão proposto pelo programa teve a adesão da Secretaria Municipal de Saúde e todas as UBS, mesmo que não contratualizadas, procuram seguir seus padrões estratégicos. Há limites relatados pelos trabalhadores no que diz respeito à transparência no uso dos recursos recebidos, à infraestrutura para alimentação do em banco de dados; à educação permanente e auto avaliação, porém reconhece-se que, com o programa, as equipes da Estratégia de Saúde da Família obtiveram benefícios que qualificaram suas atividades.
Conclusões/Considerações A partir desta pesquisa procurou-se obter um panorama da implantação do PMAQ-AB no município através da voz dos trabalhadores da saúde, o que poderá servir como referência para outros municípios do mesmo porte. Além disso, os resultados podem auxiliar nas intervenções resultantes do PMAQ-AB, com vistas a sanar dificuldades apresentadas e/ou incentivar possíveis práticas exitosas e novas investigações sobre o tema.
|