Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC21b - Estratégias para a melhoria dos processos de trabalho

23760 - NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA: CARACTERIZAÇÃO DAS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES NO RIO DE JANEIRO
LUANDA CAFÉ SANTANA - PUC RIO


Apresentação/Introdução
Este trabalho é desdobramento da pesquisa de mestrado em Serviço Social, que versa sobre o trabalho em saúde, a partir da discussão do modelo de Atenção Básica à Saúde (ABS). O estudo tem como eixo central a discussão teórica sobre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).


Objetivos
O estudo busca analisar a proposta organizacional e caracterização do NASF no município do Rio de Janeiro, com base nas diretrizes nacionais e a implementação local.


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que compreende dois eixos de estudo: (1) pesquisa exploratória sobre a proposta organizacional do NASF, adotada pelo Rio de Janeiro e (2) caracterização dos núcleos, com ênfase na composição profissional e lógica de funcionamento do NASF. Nesta direção, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre a implementação local das equipes e levantamento de dados secundários, por meio do Departamento de Informação do Sistema Único de Saúde (DATASUS).


Resultados
Os dados revelam há implementação de equipes multidisciplinares em todas as Áreas Programáticas (AP) de Saúde no município, no entanto, existem fortes disparidades entre a composição profissional dos núcleos, e pouca informação sobre os critérios dos gestores municipais para seleção dessas categorias. Outro ponto importante é a relação entre o número de equipes de saúde e o NASF, o que sobrecarrega os profissionais e compromete a efetividade das ações. Cabe destacar, que o município teve uma redução no orçamento para as ações da Atenção Básica, no ano de 2017, o que dificulta a alocação de mais profissionais na Estratégia de Saúde da Família (ESF).


Conclusões/Considerações
A portaria nº 2.436/2017, que reformula a proposta das equipes multidisciplinares de apoio matricial, reacende o debate em torno dos elementos internos no cenário municipal que interferem na organização e modo de operação da ESF. Evidencia-se a necessidade de profunda análise e reflexão sobre o trabalho multidisciplinar, tendo em vista a complexidade dos casos no âmbito da ABS e a garantia da integralidade do cuidado a saúde da população.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360