27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21b - Estratégias para a melhoria dos processos de trabalho |
22035 - PROJETO “GESTÃO E GENTILEZA” NOS PLANTÕES NOTURNOS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TÂNIA ASSIS SOUZA LOPES - UFMG, MARCUS VINÍCIUS DA SILVA COSTA - UFMG, KELI BAHIA FELICÍSSIMO ZOCRATTO - UFMG, SÔNIA MARIA NUNES VIANA - UFMG, MIRELA CASTRO SANTOS CAMARGOS - UFMG
Período de Realização A experiência dos discentes no projeto aconteceu no período de janeiro a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Os profissionais que atuam nos plantões noturnos do hospital em questão e o sentimento de pouca visibilidade e valorização de seu trabalho.
Objetivos Relatar a experiência vivenciada pelos discentes do curso de Gestão de Serviços de Saúde/UFMG durante as atividades de intervenção realizadas pelo Projeto de Extensão “Gestão e Gentileza” nos plantões noturnos de um hospital universitário.
Metodologia Os alunos foram divididos em dois grupos e utilizaram abordagens díspares. A abordagem Gentileza utilizou apresentações lúdicas de curta duração, paródias musicais, mensagens sobre o efeito da gentileza no ambiente profissional e a importância do trabalho noturno no funcionamento do hospital. A abordagem Gestão buscou colaborar de maneira efetiva na melhoria das atividades cotidianas do trabalho, relacionamento interpessoal, comunicação entre gestão diurna e trabalhadores noturnos.
Resultados A abordagem Gentileza aconteceu em 07 unidades com atividades noturnas alcançando além dos profissionais também usuários e transeuntes. A abordagem Gestão aconteceu na unidade de Higienização, onde as inquietações relatadas pelos trabalhadores sobre questões cotidianas do seu trabalho foram organizadas e apresentadas ao gestor. Foi sugerido e realizado um encontro entre o gestor e os trabalhadores para devolutiva sobre as demandas apresentadas a ele.
Análise Crítica A participação em um projeto de extensão oferece aos alunos uma ampla reflexão sobre questões éticas, trato solidário, caráter, cidadania e responsabilidade social. Desenvolve habilidades como saber ouvir e compreender as situações dentro do todo. Articula o conhecimento adquirido nas disciplinas criando um diferencial na formação dos alunos, tornando-os profissionais capazes de intervir no cotidiano das organizações de saúde de maneira inovadora e efetiva.
Conclusões e/ou Recomendações A vivência no projeto certificou a urgência de se pensar intervenções permeadas por ações de gentileza em que todos os profissionais tenham condições de participar e se beneficiar com os resultados. E a Gestão deixe sua forma costumaz de gerenciar tornando-se sensível à estreita relação entre: comportamentos, vivências, relações sociais, ânimo e motivação dos trabalhadores no exercício de suas funções.
|