Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC21b - Estratégias para a melhoria dos processos de trabalho

21211 - DIÁLOGOS ENTRE OS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO POPULAR EM SANTA CATARINA
MONICA LUDWIG WEBER - UDESC, MICHELE KUNZ DURAND - UDESC, FERNANDA KARLA METELSKI - UDESC, EDLAMAR KÁTIA ADAMY - UDESC, FRANKLIN CIPOLATO - UDESC, NANDARA PRADELLA - UDESC, KÁTIA JAMILE DA SILVA - UDESC, JUSSARA GUE MARTINI - UFSC, JULIANA SANDRI - UNIVALI, CARINE VENDRUSCOLO - UDESC


Apresentação/Introdução
A fim de oferecer apoio às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), ampliando a resolubilidade da Atenção Primária, além do apoio matricial, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) atendem diretamente aos usuários, sobretudo mediante atividades educativas à diferentes grupos populacionais.


Objetivos
Identificar ações/estratégias de Educação Popular das equipes do NASF no Estado de Santa Catarina (SC).


Metodologia
Estudo de métodos mistos, envolvendo cinco Universidades do Estado de Santa Catarina e representantes da Secretaria de Estado da Saúde. A coleta de dados da primeira etapa (quantitativa) ocorreu nas oito macrorregiões de saúde de SC, envolvendo 267 equipes de NASF. Os resultados apresentados neste estudo correspondem a esta etapa, na qual foram envolvidos cerca de 450 profissionais do NASF, dos quais 353 responderam a um questionário tipo survey, enviado via e-mail pela Secretaria de Estado. O procedimento analítico utilizou um software de análise estatística descritiva. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Pesquisa da UDESC.


Resultados
Dos 359 profissionais que responderam à questão sobre a frequência de realização de atividades de Educação Popular com usuários, 160 (44,5%) referem que realizam até duas vezes no mês; 92 (25,6%) realizam até três vezes na semana; 33 (9,1%) diariamente; 7 (1,9%) nunca e 65 (18,1%) raramente; dois (0,5%) profissionais não responderam à questão. Os resultados apontam para um quantitativo significativo de profissionais que incorporam ao seu processo de trabalho ações de Educação Popular diretamente com a população do território adscrito.


Conclusões/Considerações
As possibilidades de atuação do NASF são diversificadas, pois há singularidades de competências a serem consideradas entre os profissionais, bem como quanto às necessidades nos diferentes territórios. Isso auxilia a organizar a atenção a saúde de forma a considerar também as especificidades e as diferenças e a não homogeneizar a atuação dos membros da equipe. Destaca-se a significativa prevalência as ações de Educação Popular realizadas pelo NASF.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360