Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC21a - Atenção básica: vivências e desafios

29087 - O CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: O QUE HÁ ENTRE A INTENÇÃO E O GESTO?
ELIZABETH CHRISTINA ÁVILA PEREIRA DE OLIVEIRA - ENSP/FIOCRUZ, CAROLINA MARQUES DA SILVA - ENSP/FIOCRUZ, CRISTIALANE CARVALHO DE LIMA - ENSP/FIOCRUZ, GISELLE SOUZA MOREIRA - ENSP/FIOCRUZ, JULIANA MACHADO PINHO NOITE - ENSP/FIOCRUZ, MAÍRA ANDRADE SCAVAZZA - ENSP/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Na nossa experiência cotidiana, a Atenção Primária à Saúde (APS), como Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família, o modo como os trabalhadores conduzem e se referem aos casos e a reprodução de posturas tutelares nos instigou a pensar sobre a prática do cuidado. Além disso, também nos mobilizou a pensar sobre quais fatores interferem na produção do cuidado.


Objetivos
Compreender as questões que interferem na produção do cuidado na APS a partir da ótica de trabalhadores e usuários de uma Unidade de Saúde da Família no município do Rio de Janeiro (MRJ).


Metodologia
A metodologia empregada foi a busca bibliográfica, a Observação Participante (OP), entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde e usuários, a Análise Documental de políticas públicas de saúde, do Contrato de Gestão vigente do MRJ e de Diários Reflexivos (DR) de campo, produzidos ao longo da residência. Os dados obtidos foram analisados por intermédio da técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática.


Resultados
O primeiro capítulo tratou das concepções e sentidos dado ao cuidado pelos profissionais e usuários; o segundo capítulo discutiu como a relação entre profissional de saúde e usuário influencia no cuidado em saúde; o terceiro capítulo discutiu os desafios na produção de um cuidado em saúde integral e longitudinal em contextos de iniquidade social e a construção de redes de cuidado intersetoriais como resposta a fragmentação das políticas sociais; o quarto capítulo trouxe questões a respeito do processo de trabalho; o quinto capítulo abordou causas que influenciam nas emoções vivenciadas no trabalho e o sexto capítulo discorreu sobre os impactos das formações em saúde.


Conclusões/Considerações
Apesar da maioria dos profissionais trazerem em sua falas concepções de cuidado que busquem considerar os usuários em sua integralidade, ainda o vêem de forma passiva. Com isso, acabam reproduzindo no seu cotidiano de trabalho relações tutelares e pouco autônomas. E ainda que queiram fornecer uma escuta mais atenta, fortalecendo a relação profissional-usuário, são atravessados pela sobrecarga e atravessamentos no seu processo de trabalho.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360