27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21a - Atenção básica: vivências e desafios |
28326 - DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO PARA INVESTIGAÇÃO DO CAMPO E DO ESCOPO DE PRÁTICAS DE MÉDICOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA, SEUS FATORES DETERMINANTES E CONDICIONANTES ROBERTO RIBEIRO MARANHÃO - UFC, ANTONIO LEONEL DE LIMA JUNIOR - SMS - FORTALEZA, ANYA PIMENTEL GOMES FERNANDES VIEIRA-MEYER - FIOCRUZ-CE, IVANA CRISTINA DE HOLANDA CUNHA BARRETO - FIOCRUZ-CE
Período de Realização De julho de 2016 à Fevereiro de 2018.
Objeto da Experiência Desenvolvimento de Instrumento para investigação do campo e do escopo de práticas profissionais de médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Objetivos Narrar o itinerário de elaboração de um instrumento para investigação do campo práticas dos médicos de família, atribuições comuns das equipes multiprofissionais, e o seu escopo de práticas, conjunto de procedimentos que legalmente lhes são específicos, bem como seus determinantes e condicionantes.
Metodologia Em 2016 foi desenvolvido e aplicado questionário para investigação do campo de práticas de médicos da ESF no Ceará. No contexto do Mestrado PROFSAUDE (2017), houve ampliação dos objetivos da pesquisa, incluindo a investigação de fatores determinantes e condicionantes do campo e escopo de práticas destes. O instrumento foi modificado com base em estudos bibliográficos, consultas com grupos de pesquisa da área, contribuições da banca de qualificação e feedback do pré-teste do instrumento.
Resultados Elaborou-se instrumento com seis partes: Identificação do profissional; Atribuições comuns aos profissionais da ESF; Atribuições específicas do médico; Caracterização do trabalho e situação empregatícia; Itinerário formativo; e Colaboração interprofissional. Foram explorados mais extensivamente os procedimentos específicos dos médicos, incluindo procedimentos do escopo de práticas do instrumento utilizado por Girardi et al, 2016. Reordenou-se as questões, para melhoria de sua aplicabilidade.
Análise Crítica As reflexões e perguntas geradas pela dinâmica de debates, estudo e postura investigativa de mestrandos e orientadores do Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAUDE, foi capaz não só de aumentar a amplitude da pesquisa sobre as práticas de médicos de família, aproximando-a dos dilemas do contexto atual, mas de trazer um olhar mais crítico sobre a elaboração do instrumento. A disciplina "Seminários de Acompanhamento" exerceu um papel importante na geração de projetos colaborativos.
Conclusões e/ou Recomendações O permanente compartilhamento dos projetos de pesquisa provocado pela dinâmica do Mestrado PROFSAÚDE no interior de cada Pólo formativo, a aproximação entre academia e serviços de saúde, bem como o esforço empreendido para colaboração entre grupos e a formação de redes de pesquisa trazem potencial benefício para o SUS, e para a formação dos profissionais deste, devendo ser mantidos.
|