27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21a - Atenção básica: vivências e desafios |
25058 - O VÍNCULO COMO PRÁTICA PARA MELHORIA DO CUIDADO NA APS CAMILA BRUNELI DO PRADO - CENTRO UNIVERSITARIO SAO CAMILO - ES, JUCÉLIO GONÇALVES LEITE - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO – ES, LETÍCIA DELBÉM FIORESE - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO – ES, MIRELA DIAS GONÇALVES - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO –ES
Apresentação/Introdução A Atenção Primária a Saúde, é considerada a porta de entrada dos usuários no SUS e visa a promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Com a ótica do cuidado centrado na pessoa em seu contexto de vida, inserido na comunidade. Sendo assim, intervenções de saúde devem priorizar a contemplar ações que visem: o cuidado; o vínculo e o acolhimento para a humanização do serviço de saúde.
Objetivos O presente trabalho tem por objetivo identificar a importância do vínculo na APS para a melhoria do cuidado aos usuários dos serviços de saúde, tendo em vista as Políticas Públicas de Saúde voltadas para a humanização do atendimento.
Metodologia Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As buscas ocorreram na Biblioteca Virtual em Saúde, com a combinação dos descritores: “atenção primária a saúde”;“acolhimento” e “vínculo”. Para a seleção dos estudos, foram adotados como critérios de inclusão: artigos de pesquisa e teses; idioma português; texto completo e que tinham como assunto principal a APS; acolhimento; assistência integral a saúde; ESF; assistência à saúde; acesso aos serviços de saúde. Selecionados estudos entre 2012 a 2017. Na busca foram encontrados 15 estudos, e 3 repetições. Após leitura e análise do material, foram selecionados 8 que contemplavam o tema proposto.
Resultados Verificou-se que, para o estabelecimento do vínculo, o profissional de saúde necessita desenvolver habilidades específicas que favoreçam e viabilizem a interação com o usuário na APS. Observou-se que na realização do cuidado, quando o profissional prioriza o acolhimento e a interação com o usuário,tende a ter uma relação de confiança, fortalecendo o vínculo. Essa relação do profissional com o usuário favorece a adesão dos serviços de saúde, contribuindo para o sucesso na adesão do paciente no serviço de saúde e consequente sucesso no tratamento. É possível reconhecer que o atendimento humanizado, contemplando o vínculo, permite maiores resultados no processo de trabalho da equipe.
Conclusões/Considerações Diante disso, considera-se o vínculo como peça fundamental para a efetividade do cuidado na APS, tendo em vista que uma prática de saúde humanizada e voltada para o acolhimento pode contribuir com resultados positivos no processo de trabalho da equipe, fortalecendo a APS. A partir dos resultados, sugere-se a Educação Permanente em Saúde para os profissionais envolvidos como forma de sensibilização ao vínculo e instrumentalização para o cuidado.
|