Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO21f - Gestão do trabalho e da educação: temas variados

28289 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÕES, PRÁTICAS E DESAFIOS
DEBORA DE SOUZA SANTOS - UNICAMP, EMILLY DE SOUZA MARQUES - UFAL, IGOR MICHEL RAMOS DOS SANTOS - UFAL, LENIRA MARIA WANDERLEY SANTOS DE ALMEIDA - UFAL, CÉLIA ALVES ROZENDO - UFAL


Apresentação/Introdução
A educação permanente em saúde (EPS) utiliza uma metodologia problematizadora na qual realizam capacitações que norteiam as práticas assistenciais dos profissionais com base na realidade na qual a equipe está inserida, buscando assim, a melhoria do atendimento prestado, a qualificação do profissional, o desenvolvimento do trabalho em equipe e o vinculo entre trabalhadores e comunidade.


Objetivos
Analisar as percepções, práticas e desafios relacionados à educação permanente em saúde de equipes de saúde da família em Maceió- AL no período de 2014 e 2016


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, na qual foram realizados Grupos Focais (GF) nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) na Cidade de Maceió/Alagoas. O GF era formado de seis a dez trabalhadores da ESF com duração de 30 a 50 minutos, as entrevistas foram registradas em áudio, com auxilio do gravador de voz, preservando a identidade dos participantes. As transcrições foram realizadas até uma semana após realização do GF e iniciou-se o processo de análise dos dados coletados. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Alagoas em 28 de Abril 2016, pelo CAAE nº 54930716.8.0000.5013.


Resultados
A partir da análise dos GF evidenciou os seguintes grupos temáticos: I) Percepções de EPS - o pensar do trabalhador: educação continuada e educação para saúde foram os principais significados dados à Educação Permanente. II) Práticas de EPS - o fazer do trabalhador: atividades educativas em saúde para a população, as reuniões de equipe e a participação em eventos científicos. III) Desafios e possibilidades de EPS - o olhar do trabalhador: a presença do modelo biomédico, sobrecarga e condições de trabalhos são fatores que dificultam a realização da EPS. Já a boa interação, amizade e vínculo desenvolvidos entre as equipes observadas durante os GF significam potencialidades.


Conclusões/Considerações
Por conseguinte, o locus do trabalho se mostra potente para a criação de espaços de discussão e convivência coletiva, proporcionando não somente discussões formais sobre os aspectos técnicos e gerenciais, mas também de debate sobre os aspectos positivos e resultados alcançados do processo de trabalho.

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26

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