Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO21e - Soluções para o trabalho: relatos e análises

28633 - ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE HIV/AIDS EM PORTO ALEGRE/RS
BRUNO SILVA KAUSS - UFRGS, ANDRÉA FACHEL LEAL - UFRGS


Apresentação/Introdução
O presente relato de pesquisa é um desdobramento do “Projeto Combina!”, estudo coordenado por Alexandre Grangeiro (Faculdade de Medicina/USP), sobre a efetividade dos novos métodos de prevenção ao HIV/Aids da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Nesse estudo, os autores participam como pesquisadores associados, na execução de atividades no município de Porto Alegre/RS.


Objetivos
O objetivo é investigar o processo de implementação da PEP, nos casos de exposição sexual consensual ao HIV, a partir da análise das percepções de profissionais no contexto de um serviço de saúde.


Metodologia
O estudo de abordagem qualitativa, observação de cunho etnográfico e entrevistas em profundidade, acompanhou-se a implementação da PEP no contexto de um serviço de atendimento especializado em HIV/Aids de Porto Alegre/RS. A análise está ancorada no referencial de Implementação de Políticas Públicas e, notadamente, a abordagem da Burocracia de Nível de Rua de Michael Lipsky.


Resultados
A PEP é recomendada para as situações de exposição de risco à infecção pelo HIV, decorrentes de falha, rompimento, ou não uso de preservativo. Entre 2015 e 2016, foram entrevistados profissionais de diversas áreas de formação. Inicialmente, constatou-se um grande desconhecimento sobre os Protocolos de PEP. A maioria dos profissionais reconheceu os benefícios da PEP na prevenção ao HIV. No entanto, compreendem que a ampliação da oferta da estratégia deve ser realizada com cautela. Também se identificou o receio da banalização do sexo desprotegido e do uso reiterado da estratégia pelos usuários.


Conclusões/Considerações
As políticas públicas de prevenção tem passado por recentes transformações, as quais decorrem, em parte, da implementação de novas tecnologias biomédicas como a PEP e a PrEP. A implementação da PEP tem esbarrado em noções errôneas sobre a estratégia e sobre o comportamento dos sujeitos. Conclui-se que as percepções dos profissionais de saúde constituem um importante fator à compreensão da implementação no nível local das políticas públicas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360