27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO21d - Promoção da saúde e humanização |
28177 - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E OS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO, A INTERSETORIALIDADE E A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS: UMA REVISÃO NARRATIVA BRUNA RAMOS OLIVEIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO, MARCÍLIO MARQUESINI FERRARI - MINISTÉRIO DA SAÚDE/COORDENAÇÃO GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, DANIELLE KEYLLA ALENCAR CRUZ - MINISTÉRIO DA SAÚDE/COORDENAÇÃO GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, DENISE RIBEIRO BUENO - MINISTÉRIO DA SAÚDE/COORDENAÇÃO GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, FERNANDO LAMARCA - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO
Apresentação/Introdução O Programa Saúde na Escola (PSE) dos Ministérios da Saúde e Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286 de 05 de dezembro de 2007. Trata-se de uma política intersertorial, e tem como objetivo proporcionar melhorias na qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos brasileiros, contribuindo para a formação integral desse público.
Objetivos Acessar as principais produções acadêmicas a respeito do PSE, a fim de facilitar a elaboração de materiais didáticos, notas técnicas e instrutivos, baseados nos relatos dos profissionais acerca das dificuldades mais recorrentes sobre o programa.
Metodologia A busca dos estudos foi realizada nas bases de dados SciELO e BVS, além do Google Acadêmico. Como estratégia de busca, foram utilizadas as palavras-chave: programa saúde na escola, implementação do programa saúde na escola e health program at school”. Foram incluídos estudos originais de intervenção e relatos de caso, publicados e indexados em periódicos específicos da área da saúde no período de 2010 a 2017. Não foram incluídas teses de doutorado, dissertações, monografias e trabalhos de conclusão de curso. A elegibilidade dos estudos foi realizada em três etapas sistematizadas, através da leitura dos títulos, leitura dos resumos e por último, leitura dos artigos na íntegra.
Resultados Dos 1827 estudos encontrados, apenas 19 atendiam os critérios de elegibilidade resultando em quatro categorias temáticas, sendo: 3 estudos sobre a intersetorialidade, 3 estudos sobre a implantação do programa, 6 estudos sobre a percepção dos profissionais e 7 estudos sobre as ações desenvolvidas nas escolas. Observou-se a necessidade de se estabelecer um conceito mais amplo do termo intersetorialidade. Em apenas 2 estudos os profissionais receberam capacitação específica. Notou-se que há pouca integração entre os profissionais da saúde e da educação. As ações mais desenvolvidas nas escolas foram relacionadas a promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável (28,5%).
Conclusões/Considerações O estudo permitiu selecionar as principais produções acadêmicas a respeito do PSE em relação aos temas abordados. Os resultados demonstraram que o PSE possui um grande compromisso com os estudantes brasileiros, e que as ações desenvolvidas nas escolas podem impactar diretamente de forma positiva na qualidade de vida dos educandos. É imprescindível que haja parceria intersetorial no desenvolvimento das atividades de educação em saúde.
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