Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO10j - Métricas e Populações Específicas

24659 - MARCADORES DE PADRÃO SAUDÁVEL E NÃO SAUDÁVEL DE ALIMENTAÇÃO ENTRE CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS DE IDADE FILHAS DE MULHERES HAITIANAS
ANA PAULA MURARO - UFMT, DELMA RIANE REBOUÇAS BATISTA - UFMT, ANGÉLICA FÁTIMA BONATTI - UFMT


Apresentação/Introdução
O consumo alimentar do indivíduo tende a influenciar diretamente em sua saúde, especialmente no que se refere às crianças. A condição de imigrante em nosso país, por sua vez, pode refletir de forma negativa nos condicionantes e determinantes de saúde da criança, como: baixa condição socioeconômica da família, falta de acesso a serviços básicos e alimentação inadequada.


Objetivos
Avaliar o consumo de marcadores de padrão não saudável de alimentação entre crianças pré-escolares (menores de 5 anos) filhas de mulheres haitianas residentes em Cuiabá-MT.


Metodologia
Estudo transversal, de caráter censitário, com crianças haitianas e/ou de descendência direta de mulheres imigrantes haitianas na cidade. Os dados foram coletados através de entrevista, com entrevistador bilíngue, incluindo informações acerca das condições socioeconômicas da família e do consumo de marcadores de padrão saudável (frutas ou suco natural de frutas; verduras/Legumes; feijão ou outras leguminosas; batatas ou outros tubérculos e raízes) e não saudável (sucos artificiais; biscoitos, bolachas ou bolos; doces, balas ou outros alimentos com açúcar; Refrigerantes). As análises foram estratificadas por faixa etária da criança (menor de 24 meses ou com 24 meses ou mais de idade).


Resultados
Foram avaliadas 67 crianças, 34,3% do sexo masculino e 73,1% com até 24 meses de idade. Com relação à alimentação das crianças, segundo relato das mães, entre as crianças com até 24 meses de idade 34,7% consumiram doces e 20,4% consumiram refrigerante no dia anterior. Já entre as crianças com mais de 24 meses de idade, metade das crianças consumiram sucos artificiais ou refrigerantes no dia anterior, e entre os alimentos considerados marcadores de alimentação saudável, 77,8% das crianças consumiram verduras ou legumes e 94,4% consumiram frutas.


Conclusões/Considerações
Elevada proporção das crianças analisadas consumiu alimentos considerados marcadores de padrão alimentar não saudável, salientando a necessidade de atentar-se para as condições socioeconômicas precárias nas quais estas crianças estão inseridas, bem como, a necessidade de orientações acerca do tema para os responsáveis pelas crianças, visto que são fatores que apresentam impacto direto na alimentação familiar.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360