Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO10i - Métricas, Saúde da Mulher e da Criança

27170 - DESIGUALDADES ESPACIAIS DA MORTALIDADE PERINATAL COM IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS
INDIANARA MARIA DE BARROS CANUTO - UFPE, VILMA COSTA DE MACÊDO - UFPE, CONCEIÇÃO MARIA DE OLIVEIRA - PCR, FÁBIA ALEXANDRA POTTES ALVES - UFPE, PAULO GERMANO DE FRIAS - IMIP, CRISTINE VIEIRA DO BONFIM - FUNDAJ


Apresentação/Introdução
A mortalidade perinatal reflete as condições de acesso aos serviços e a qualidade da assistência ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido. A análise espacial permite integrar informações epidemiológicas e socioeconômicas georreferenciadas. Quando utilizada em pesquisas sobre a mortalidade perinatal, pode auxiliar na identificação de áreas prioritárias para as ações de saúde.


Objetivos
Analisar a distribuição espacial de desigualdades da mortalidade perinatal no Recife, PE, no período de 2013 a 2015.


Metodologia
Estudo ecológico com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade. A unidade de análise foi constituída pelos bairros do município. O modelo linear generalizado do tipo gama analisou a significância estatística de indicadores sociais e de atenção materno e infantil com o coeficiente de mortalidade perinatal. Na análise espacial, o programa TerraView® versão 4.2.2 calculou o índice de Moran para as variáveis independentes que apresentaram associação no modelo estatístico. O programa QGis® versão 2.14.11 estimou a densidade de kernel dos óbitos perinatais.


Resultados
As proporções de nascidos vivos de mães com escolaridade menor que oito anos, pré-natal abaixo seis consultas e nascidos vivos prematuros apresentaram significância no modelo estatístico. O índice de Moran foi 0,18 para coeficientes de mortalidade perinatal; 0,21 para proporções de nascidos vivos de mães com escolaridade menor que oito anos; e 0,40 para pré-natal abaixo seis consultas, todos significantes estatisticamente. Verificou-se semelhança na distribuição espacial da mortalidade e dos indicadores sociais e de atenção materno-infantil, com formação de clusters em bairros das Regiões Norte, Noroeste, Centro e Sul do Recife.


Conclusões/Considerações
Mostraram-se diferenciais intra-urbanos na mortalidade perinatal entre bairros com maiores coeficientes onde predominou os piores indicadores sociais e de assistência delimitando áreas prioritárias para as intervenções.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360