28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO10h - Métricas, DCNT e fatores de risco e de proteção |
22852 - DETERMINANTES DO PADRÃO DE CONSUMO ABUSIVO DE ÁLCOOL NA POPULAÇÃO JOVEM E ADOLESCENTE: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA BÁRBARA EMANUELY DE BRITO GUIMARÃES - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE, NÍLIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE, ROSANA AQUINO GUIMARÃES PEREIRA - UFBA
Apresentação/Introdução O álcool é uma droga psicotrópica que tem o consumo admitido e até mesmo incentivado pela sociedade, sobretudo entre adolescentes e jovens. O consumo abusivo é um importante problema de saúde pública, ante as altas prevalências, sendo relevante a realização de estudos que caracterizem um padrão em grupos com maior exposição a iniquidades sociais e em saúde.
Objetivos Identificar e caracterizar os padrões de consumo abusivo de álcool para a população adolescente e jovem pré-definidos e discutidos na literatura científica.
Metodologia Revisão da literatura realizada entre outubro a novembro de 2017, nas bases de dados internacionais Web of Science e Science Direct utilizando-se os descritores previamente identificados no DECS e no MESH: underage drinking; adolescent; adolescent health; young adult. Foram incluídos artigos indexados entre 2007 e 2017, sobre consumo de álcool por adolescentes e jovens entre 15 a 24 anos, observacionais e de revisão. Dos 280 artigos selecionados, 222 foram excluídos após a leitura dos títulos e resumos por não condizerem com os objetivos do estudo, 31 artigos por não estarem com acesso livre na plataforma Capes e 14 artigos em duplicação nas bases de dados, restando 13 artigos.
Resultados Dos 13 artigos selecionados, 4 eram revisão e 9 empíricos com predomínio de adolescentes e jovens entre 12 à 20 anos. Destacam-se como principais determinantes ser do sexo masculino, de cor branca, nativos americanos e hispânicos, maiores de 15 anos, estudantes de séries avançadas e que iniciaram precocemente o consumo de álcool. Todos os estudos utilizaram a mesma classificação, definindo como consumo abusivo de álcool” a ingestão de cinco ou mais doses de bebida em uma determinada ocasião nas últimas duas semanas.
Conclusões/Considerações Esta revisão fornece resultados sistemáticos sobre a identificação de padrões de consumo abusivo de álcool entre adolescentes e jovens e as possíveis variáveis que interferem no consumo. Também, os resultados podem subsidiar políticas e programas de saúde com impacto para redução do consumo de álcool, bem como orientar a realização de futuros estudos empíricos sobre o tema em questão.
|