Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO10g - Território e participação

25502 - PROMOÇÃO DA SAÚDE E GOVERNANÇA TERRITORIAL DEMOCRÁTICA: DESAFIOS NAS FAVELAS DE MANGUINHOS
ANDRÉ LUIZ DA SILVA LIMA - FIOCRUZ


Período de Realização
O projeto em questão, instituído em 2016, ainda encontra-se em andamento.


Objeto da Experiência
Governança Territorial Democrática em territórios urbanos socioambientalmente vulnerabilizados: Manguinhos enquanto um estudo de caso.



Objetivos

O projeto em questão se organiza na perspectiva de investigar modelos, conceitos e boas práticas em governança, de base territorial, que estejam em sintonia com os preceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável e equânime.


Metodologia
Esta pesquisa filia-se à lógica da pesquisa-ação e da produção compartilhada de conhecimentos. A população de Manguinhos não aparece nas ações como ‘objeto’, ou sujeito passivo, mas coautora de questões, proposições e insights metodológicos. As reflexões são também acompanhadas de intervenções no território em questão, na qual exemplarmente podemos citar o curso de Estratégias para Territorialização de Políticas Públicas em Favelas, que incorporou reflexões da investigação em questão.


Resultados
O processo de pesquisa ação sobre o eixo Governança Territorial Democrática se alinha com os outros eixos do Projeto de Promoção de Territórios Urbanos Saudáveis: Violência e Saúde; Observatório da Sub- Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha, Comunicação Crítica e Cultura, desdobrando-se em uma série de eventos. Os eixos atuam na conformação e fortalecimento dos grupos populares de modo que possam se articular em redes intra e supra locais, em ações de curto, médio e longo prazo.


Análise Crítica
O presente projeto analisado em conjunto com experiências anteriores da Fiocruz colabora para a conformação de um cabedal de boas práticas e lições aprendidas, na qual a perspectiva de atuar em cooperação vem se consolidando. Não se trata de aparelhamento, ações de reponsabilidade social ou de assistência, mas na emergência de um conjunto de ações pautadas pelo reconhecimento da potência nas práticas e saberes advindos dos grupos populares, respeitando suas agendas, prioridades e temporalidades


Conclusões e/ou Recomendações
Não é de hoje que projetos de intervenção ou estudos em Saúde Coletiva apontam dificuldades para o estabelecimento de ações intersetoriais. Induzir, assessorar e cooperar no estabelecimento de um arranjo de Governança Territorial Democrática numa favela carioca traz consigo uma série de desafios, em especial, de como mobilizar e sensibilizar outros setores das políticas públicas a moverem-se em direção da promoção da saúde e do desenvolvimento territorial.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360