28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO10g - Território e participação |
23781 - “CONHECER OS DESEJOS DA TERRA”: INTERVENÇÃO DE PROMOÇÃO À SAÚDE EM UM ASSENTAMENTO RURAL DÉBORA MORGANA SOARES OLIVEIRA DO Ó - INSTITUTO PROFESSOR FERNANDO FIGUEIRA (IMIP), MARIANA BOULITREAU SIQUEIRA CAMPOS BARROS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE), LARYSSA PRISCILLA MÉLO DOS SANTOS ALVES - INSTITUTO PROFESSOR FERNANDO FIGUEIRA (IMIP)
Apresentação/Introdução A promoção à saúde é um meio significativo para elucidar comunidades acerca dos condicionantes e determinantes de saúde/doença, possibilitando a ampliação da qualidade de vida. Diante da disparidade visível entre os fatores sociais identificados no campo e na cidade, enxerga-se uma necessidade de planejar territórios saudáveis no meio rural, através do exercício da autonomia dos sujeitos.
Objetivos A pesquisa objetiva avaliar o impacto de uma intervenção de promoção à saúde, mediada pelo Método Bambu, em um grupo de mulheres de um assentamento rural.
Metodologia A pesquisa do tipo intervenção comunitária, de abordagem qualitativa, aconteceu no período de outubro de 2015 a março de 2016 e foi realizada em um assentamento rural, situado em Moreno – PE. Participaram oito mulheres membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, escolhidas aleatoriamente para compor o grupo focal. O levantamento de evidências foi realizado em cinco etapas, baseadas nos momentos de construção do Método Bambu. As respostas foram transcritas na íntegra, e analisadas conforme análise de conteúdo de Bardin. Foram obedecidos neste estudo, aprovado sob CAAE: 47564215.8.0000.5208, os preceitos da bioética registrados na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.
Resultados Durante o Método Bambu e a realização das intervenções foi possível levantar três categorias temáticas: “A PROMOÇÃO Á SAÚDE: ENTRE RETRATOS E OLHARES”: a promoção da saúde perpassa pela educação, alimentação, espiritualidade e gênero. “O ENVOLVIMENTO DO MST NA PROMOÇÃO À SAÚDE”: há uma relação estreita entre a luta pela reforma agrária e o direito à saúde nos discursos. “TECENDO IMPACTOS: AS NOVAS LENTES DA PROMOÇÃO À SAÚDE”, retratando o estímulo para atividades através do processo de responsabilização pelo ambiente e a mobilização coletiva para o alcance dos objetivos traçados.
Conclusões/Considerações A intervenção no assentamento rural culminou positivamente na construção de um alicerce referente à promoção da saúde pelas integrantes, e consequente fortalecimento do protagonismo das mesmas quanto aos cuidados primários e responsabilização pelo ambiente. O método Bambu auxiliou na condução das ações, permitindo o reconhecimento de potencialidades e dificuldades encontradas na comunidade, direcionando atividades sustentáveis.
|