Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO10g - Território e participação

22741 - ENFRENTANDO OS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE: A LUTA DOS MORADORES DE OCUPAÇÕES URBANAS
SHIRLEY - FCMMG, DANIELE AGUIAR SIMIM - FCMMG, LILIAN MACHADO TORRES - FCMMG, PATRICIA PINTO DE PAULA - PUC-MG


Apresentação/Introdução
Determinantes sociais da saúde (DSS), definidos como condições em que as pessoas nascem, crescem, vivem e trabalham, tem impactado a saúde das populações. Dentre os DSS a falta de moradia tem contribuído com o fenômeno social das ocupações urbanas (Oc.U.), consideradas como identidades de posse planejada, pacífica e informal em espaços urbanos não utilizados, a partir da mobilização pela garantia dos direitos.


Objetivos
Essencial compreender o processo de formação das Oc.U., a luta pelos direitos, as condições de vida e saúde, o acesso a serviços. Nesse contexto, buscou-se conhecer a percepção dos moradores de Oc.U. sobre as condições de vida e saúde.


Metodologia
Pesquisa exploratória e qualitativa, sobre a percepção dos moradores de uma OcU sobre as suas condições de saúde. Local estudo: área de OcU - Eliana Silva. Participantes: moradores maiores de 18 anos e que residiam na OcU Eliana Silva há pelo menos 1 ano. Amostra: 09 moradores. Estudo seguiu a Resolução MS 466/2012, aprovado sob Parecer Nº 558.222/2015(CEP FCMMG). Coleta de dados realizada, após parecer do CEP, por meio de entrevista semiestruturada. Discursos analisados à luz do referencial de Bardin.


Resultados
A relação entre condições de vida e saúde: A saúde na Oc.U. é precária(M4). A condição de morar em Oc.U., a pobreza, falta de banheiro e água(M1). DSS citados: Dificuldade de saneamento e de infraestrutura básica. Depois de entrar para Oc.U. sofremos com a falta de comida, banheiro, água(M1). Para enfrentar essas condições é necessário mobilizar: A gente sabe que tem direito e estamos indo à luta para conquista-los(M2). Com a luta da comunidade é que a gente conseguiu o direito de ter água canalizada. Com isso, ganhamos o direito de ter esgoto. Foi adquirido na justiça ficar com o gato da água e luz até ser legalizado. Pra ver que é com a união que você chega a algum lugar e que você conquista(M4).


Conclusões/Considerações
O estudo possibilitou conhecer a percepção dos moradores da Oc.U. quanto as condições de vida e o seu processo de luta na garantia dos direitos, tanto à saúde quanto a outros aspectos relacionados aos DSS, bem como conhecer os desafios e estratégias que esses moradores tem vivenciado para enfrentamento e superação dos problemas. A mobilização dos moradores, em prol de um objetivo comum, demonstram o protagonismos sobre suas próprias histórias.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360