27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO10f - Território e gestão |
26680 - MAPEAMENTO DO TERRITÓRIO COMO FERRAMENTA DE AÇÃO E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-GRADUASUS RENATA DE CASSIA ARAUJO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS/RJ, CAROLINA OLIVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS/RJ, RAFAEL GÓES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS/RJ, MICHELLE TEIXEIRA TEIXEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO, ANNELISE GUIMARÃES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO, CAMILA MOREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO, ELIZÂNGELA AZEVEDO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO, GABRIELLE SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO, RAYANE CABRAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO, VIVIANE CAMARGO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO
Apresentação/Introdução O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma equipe multidisciplinar que atua de forma integrada e apoiando as Equipes de Saúde da Família (ESF). A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/RJ), instituiu esse trabalho, com o intuito de ampliar a integração Ensino-Serviço-Comunidade e de fomentar a formação para o SUS.
Objetivos O objetivo deste trabalho é apresentar um relato da experiência sobre o Mapeamento do Território como ferramenta de trabalho do nutricionista e de formação em nutrição, visando à aproximação com a realidade e planejamento de atividades.
Metodologia O Grupo do PET envolve 3 nutricionistas preceptores e 6 estudantes. As atividades ocorrem em 3 unidades de Saúde situadas nas comunidades da Rocinha e Santa Marta. As visitas domiciliares nas áreas adstritas ao território de atuação, envolvem 17 equipes com cerca de 50.000 usuários do serviço. Durante o mapeamento do território, isso permitiu um diálogo mais aberto com profissionais de saúde e usuários, e produção de um relatório com os seguintes eixos: história da comunidade; características demográficas, geográficas, socioeconômicas e culturais; dinâmica de vida da comunidade e o uso do sistema de saúde; processo de trabalho da ESF, do NASF e sua relação com a comunidade.
Resultados As unidades de saúde estão localizadas em pontos estratégicos das comunidades, mas mesmo assim há dificuldades de acesso, principalmente por parte dos idosos e deficientes físicos, que para acessar as vias principais, precisam passar por becos, vielas e longas escadarias. Durante as visitas, destacamos as precárias condições de moradia, que influenciam o processo saúde-doença. Na Rocinha, observa-se que muitas casas não possuem janelas, sendo pouco arejadas e com baixa incidência de luz, levando há um número considerável de casos de Tuberculose. Já no Santa Marta, são mais frequentes os problemas associados a mobilidade física e dificuldade de acesso a serviços.
Conclusões/Considerações O Mapeamento do Território se mostrou uma excelente ferramenta tanto para apoio ao trabalho do nutricionista e equipe multidisciplinar, quanto para incrementar o processo de formação dos estudantes de nutrição na prática. Com ele é possível realizar um diagnóstico situacional, identificar problemas e as necessidades de saúde da população, apoiando o planejamento das ações e os procedimentos de avaliação e monitoramento
|