Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO10f - Território e gestão

24693 - PROBLEMAS DE SAÚDE, VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS E ESTRATÉGIAS DE RESPOSTA E ADAPTAÇÃO À SECA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM CASTELO DO PIAUÍ/PI
LARISSA CARDOSO GOMES DE LIMA - FIOCRUZ, CARLOS MACHADO DE FREITAS - FIOCRUZ, MARCEL DE MORAES PEDROSO - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A seca afeta diversos países no mundo. No Brasil, esse fenômeno torna-se uma ameaça de desastre para populações em situação de vulnerabilidade socioambiental que residem no semiárido.


Objetivos
Este estudo visa compreender problemas de saúde, vulnerabilidades socioambientais e estratégias de resposta e adaptação relacionados à seca em Castelo do Piauí, um município localizado no semiárido piauiense e cronicamente afetado pelas secas.


Metodologia
Através de um estudo de caso qualitativo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com atores sociais locais, complementadas por observações não estruturadas em campo sobre o contexto ambiental, socioeconômico e de saúde do município. O material obtido foi interpretado por meio da Análise do Discurso, na perspectiva das Ciências Sociais.


Resultados
Foi possível identificar efeitos diretos e indiretos da seca na saúde humana, como doenças gastrointestinais de veiculação hídrica, desnutrição e doenças do trato respiratório. Também foram observadas vulnerabilidades socioambientais manifestas, por exemplo, na dificuldade de acesso a serviços de saúde, na evasão escolar e na degradação do solo. No que concerne às formas de lidar com a seca, percebe-se que a migração continua sendo uma estratégia muito utilizada. Todavia, a expansão de políticas sociais, como os programas Um Milhão de Cisternas, Bolsa Família, Estratégia Saúde da Família e a Aposentadoria Rural, foi vista como crucial para a redução de problemas de saúde relacionados à seca.


Conclusões/Considerações
A última seca no município foi apontada como a mais extensa nos últimos cem anos, mas seus efeitos na saúde humana foram considerados menos intensos comparados aos das secas anteriores devido, em grande parte, a políticas sociais ampliadas ao longo das duas últimas décadas. Porém, as vulnerabilidades identificadas dificultam a capacidade de lidar com as secas, sobretudo para pequenos produtores rurais, idosos e crianças residentes na zona rural.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360