26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO10c - Promoção da Saúde e Cuidado |
28228 - SISTEMATIZAÇÃO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE SAÚDE COLETIVA NO PROGRAMA VIRA VIDA DANIELA EVELIN DE CASTRO SANTANA - UNB, GUILHERME CARNEIRO FRANCO - UNB, BEATRIZ AMARAL FERREIRA - UNB, GISELE BRAGA DE ALMEIDA PIRES - UNB, DAIS GONÇALVES ROCHA - UNB, RODRIGO CAMPOS CRIVELARO - UNB
Período de Realização Agosto a novembro de 2017, intercalando sala de aula com vivências no contexto do Programa.
Objeto da Experiência Programa ViraVida, do Serviço Social da Indústria, visa inclusão sócioprodutiva de jovens que sofreram violência sexual e em extrema vulnerabilidade.
Objetivos Os objetivos da atividade foram vivenciar e sistematizar ações do Programa Vira Vida, segundo princípios e estratégias da Política Nacional de Promoção da Saúde-PNPS, levando em consideração os determinantes sociais em saúde e os reflexos na melhor qualidade de vida e inserção na sociedade.
Metodologia Trata-se de uma vivência pedagógica de graduandos de Saúde Coletiva, de uma universidade pública, junto a estudantes de uma turma do Programa ViraVida do Distrito Federal. Também, realizou-se entrevista semi-estruturada com três funcionárias atuantes. Após a gravação de áudio, com o consentimento prévio das participantes, os resultados foram transcritos e categorizados. Foi realizada análise documental dos materiais impressos e elaborado relatório de sistematização das ações.
Resultados O programa ViraVida atende jovens de 14 a 24 anos vítimas de violência sexual, com o objetivo de criar meios para obter autonomia e desenvolvimento de suas vidas por meio da formação profissional e apoio à saúde. Foi identificada a aplicabilidade de todos princípios da Promoção da Saúde: Equidade, Participação social, Autonomia, Empoderamento, Humanização, Intersetorialidade, Intrasetorialidade, Sustentabilidade, Integralidade, Territorialidade, Concepção holística e Ações multiestratégicas.
Análise Crítica Embora todos os princípios tenham sido identificados, verificou-se que os grandes desafios burocráticos que a instituição enfrenta, como a dificuldade de acesso às Redes de Proteção e de Atenção à Saúde do SUS; manutenção de relações empresariais que colaboram no custeio do Programa; dificuldades para incentivar a participação familiar, além do esforço para regulamentar a documentação dos estudantes. Em contrapartida, essas dificuldades têm sido superadas pela sólida estruturação do programa.
Conclusões e/ou Recomendações Por meio da vivência, identificaram-se todos os princípios da PS, possibilitando diálogo teoria-prática, principalmente na construção socioeducativa, acesso a recursos públicos, empoderamento, humanização, autonomia e intersetorialidade. Ainda, foi possível relacionar a PNPS com a Política Nacional de Educação Popular, utilizada no processo educativo do Programa com o diálogo diário, amorosidade e construção compartilhada do conhecimento.
|