26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO10b - Intersetorialidade |
23678 - PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL E CUIDADO NA ESCOLA: PARCERIA ENTRE O CRAS E A ESCOLA ESTADUAL BENEDITO VALADARES DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO PARÁ/MG. LILIANE PATRÍCIA DE CARVALHO - FAP - DIVINÓPOLIS, MIRENY BARBOSA GOMES FONSECA - PUC MINAS
Período de Realização Projeto social sendo realizado na Escola Estadual Benedito Valadares desde junho de 2017.
Objeto da Experiência O projeto está sendo desenvolvido a partir de uma parceria entre o CRAS e a Escola Estadual do município de São Gonçalo do Pará/MG.
Objetivos Elaborar propostas de promoção de saúde e cuidado na escola em conjunto com professores-alunos-famílias e contexto sociocultural;
Construir um espaço que possibilite aos alunos e envolvidos refletirem sobre seus adoecimentos;
Criar contextos de possibilidades de inclusão, saúde e cidadania.
Metodologia Este projeto está sendo desenvolvido a partir de estudos da literatura de Paulo Freire, utilizando também da metodologia de Atendimento Sistêmico de Juliana Aun e Maria Vasconcellos. Para a coleta de dados e análise das demandas, foram facilitadas rodas de conversa com os professores e funcionários. Posteriormente, realizamos ações com os envolvidos; atendimentos e grupos com os adolescentes-famílias e professores que estão vivenciando episódios de adoecimento.
Resultados Tem-se articulado ações, grupos e atendimentos para atender as demandas dos alunos adolescentes, que inicialmente apresentava sintomas de automutilação e pensamentos de autoextermínio. Posteriormente, percebemos que atenderíamos melhor a demanda formando grupos e rodas de conversa que discutissem temas: problemas relacionais, drogas, preconceito, gênero, dentre outros, que estavam causando ou sendo válvula de escape para adoecimentos. Desenvolvendo também, grupos com professores e familiares.
Análise Crítica A partir do desenvolvimento deste projeto, foi possível perceber o quanto é emergente repensar políticas públicas que atendam às necessidades do público adolescente. Que vem denunciando uma realidade gritante de adoecimentos psíquicos, muitas vezes sendo o porta voz de sintomas coletivos vivenciados pela sociedade como um todo; comunidade escolar e famílias. Cabe então o questionamento, será que a sociedade, e principalmente os profissionais têm se atentado pra isso?
Conclusões e/ou Recomendações Este projeto demonstra muita relevância ao considerar a crescente demanda de adoecimentos mentais vivenciados pelos adolescentes e envolvidos no contexto educacional, projeto que têm se apoiando em práticas que considere a dinamicidade do território e dos sintomas coletivos. Dessa forma, torna-se emergente estudar e refletir sobre a crescente demanda de adoecimentos psíquicos vivenciados pela juventude e sociedade contemporânea.
|