Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO10a - Produção de conhecimento e emancipação

26179 - COMPARTILHANDO SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DE SAÚDE DAS POPULACOES DO CAMPO EM TAUÁ, CEARÁ: CONSTRUINDO UMA METODOLOGIA DE DEVOLUTIVA DE RESULTADOS DE PESQUISA
FERNANDO FERREIRA - FIOCRUZ CEARÁ E OBTEIA/NESP/UNB, VANIRA MATOS PESSOA - FIOCRUZ CEARÁ, ANA CASSIA FERREIRA FIRMINO - OBTEIA/NESP/UNB E FIOCRUZ CEARÁ, LUISA MUNDA RODRIGUES - SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE TAUÁ, CEARÁ, GEÍSA SANTANA - ESTUDANTE DE MEDICINA DA UFC E BOLSISTA PIBIC DA FIOCRUZ CEARÁ, RHAIZA OLIVEIRA LIMA - ESTUDANTE DE COMUNICAÇÃO DA UFC E BOLSISTA DO OBTEIA/NESP/UNB, ANA CLAUDIA DE ARAUJO TEIXEIRA - FIOCRUZ CEARÁ


Apresentação/Introdução
Desde 2013, o Observatório de Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (www.obteia.unb.br) vem realizando pesquisa participativa em 9 estados das 5 regiões do Brasil. Em todas comunidades pesquisadas foram feitas críticas aos pesquisadores que fazem seus estudos e nunca mais voltam para devolver os resultados. Essa dimensão foi priorizada pelo Obteia para construir uma nova prática.


Objetivos
Desenvolver experiência de devolutiva de resultados de pesquisa junto as comunidades, pesquisadores, sociedade e sistema de saúde a partir do Obteia, como imperativo ético, epistemológico e metodológico, como sugere a ecologia de saberes.


Metodologia
Realizou-se na devolutiva duas etapas, articuladas pelas pesquisadoras popular e acadêmica. A primeira etapa consistiu na realização de uma atividade coletiva, em cada comunidade pesquisada. Foi realizada uma dinâmica de integração, uma roda de conversa – sobre o que promovia e ameaçava a vida no passado e no presente – envolvendo a entrega do livro com os resultados da pesquisa. A segunda etapa ocorreu na cidade de Tauá onde os resultados da pesquisa foram debatidos por meio de um painel de saberes, práticas e políticas com a participação dos pesquisadores populares e acadêmicos do Obteia e de outras entidades científicas, da sociedade civil e representante do SUS.


Resultados
Foi destacado pelas comunidades a importância de serem parte ativa da construção da pesquisa, e não somente objeto de estudo. Avaliaram frente aos problemas levantados que era preciso reanimar seu processo de luta e organização. Os principais problemas apontados foram os fechamentos de escolas rurais, a precariedade da comunicação, o envelhecimento da população, o êxodo rural da juventude e a falta de suporte técnico para a agroecologia. A discussão do painel aprofundou o debate e a gestão de saúde comprometeu-se em buscar soluções face às demandas apresentadas e o livro será uma ferramenta para tal, além das possibilidades de ampliação das parcerias com a academia e entidades sociais locais.



Conclusões/Considerações
Devolver requer dos pesquisadores implicação com os sujeitos e talvez resida nessa questão o maior desafio para a ciência moderna. A forma em que se deu a devolutiva valorizou memórias, problemas, pretensões e soluções coletivas que podem instrumentalizar as comunidades com outro saber (científico), que em associação com o saber da experiência tem o potencial de ampliar as possibilidades de luta política por direitos nos territórios camponeses.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360