29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC8e - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 5 |
25311 - DESENVOLVIMENTO DOS VALORES NA UNIVERSIDADE PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL HERIKA PAIVA PONTES - UNIFOR, FIRMINA HERMELINDA SALDANHA ALBUQUERQUE - UNIFOR / UFAM, SUZANE PASSOS DE VASCONCELOS - UNIFOR, MARIA SOLANGE NOGUEIRA DOS SANTOS - UECE / UNIFOR, KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM - UNIFOR, MARIA HELENA DE AGRELA GONÇALVES JARDIM - UMA, GERALDO BEZERRA DA SILVA JÚNIOR - UNIFOR, MIRNA ALBUQUERQUE FROTA - UNIFOR
Apresentação/Introdução Os valores estão no cerne do processo de desenvolvimento moral, determinando as atitudes e os padrões de comportamento, fornecem sentido e justificam as escolhas dos indivíduos. No contexto atual de deterioração da ética e da moral, é imprescindível educar no sistema de valores que sustenta a sociedade, contudo, vale ressaltar que as Universidades são responsáveis por esse processo.
Objetivos Investigar a produção científica acerca do desenvolvimento dos valores na Universidade para o exercício da cidadania e participação social.
Metodologia Foi realizada uma revisão integrativa da literatura no mês de novembro de 2017, nas bases de dados LILACS e MEDLINE, por meio dos descritores: valores sociais, estudantes e participação social. Como critérios de inclusão dos estudos pautou-se em artigos científicos com o texto disponibilizados na íntegra abrangendo a temática, divulgados em português, inglês e espanhol e publicados entre 2007 e 2017. Os resultados dos estudos escolhidos foram analisados criteriosamente, as informações extraídas foram separadas por categorias, construindo-se os grupos temáticos e analisadas de forma descritiva.
Resultados Inicialmente a busca do material de análise resultou em um total 18 artigos, 10 na LILACS e 08 na MEDLINE. Após a leitura dos títulos e resumos 03 estudos foram excluídos por não atenderem ao tema proposto e 07 pesquisas por estarem em período distinto do definido como critério de inclusão. Ao final, 08 artigos, 04 na LILACS e 04 na MEDLINE, foram lidos na íntegra e selecionados para a elaboração da presente revisão. Observou-se que apenas 25% dos estudos foram desenvolvidos no Brasil. Houve um predomínio de estudos quantitativos, 87%. No que concerne aos objetivos, 04 pesquisas abordaram o assunto da participação e responsabilidade social e as demais abordaram os valores na juventude.
Conclusões/Considerações Os estudos evidenciaram que o desenvolvimento de valores, habilidades e entendimento está implicado ao agir como um cidadão. Uma educação voltada para a formação da cidadania, o provimento de uma seleção de temas de enfoque local, regional, nacional e global deve ser prioridade nas Universidades. A escassa literatura abrangendo a temática é um ponto importante a ser considerado, mostrando a necessidade de realizações de mais estudos.
|