28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC8c - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 3 |
28167 - A PARTICIPAÇÃO DE GRADUANDOS EM SAÚDE COLETIVA NO APOIO ÀS AÇÕES DA I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DAS MULHERES DO ACRE CLEBER RONALD INÁCIO DOS SANTOS - UFAC, CAROLINE GRAÇA PARENTE - UFAC, VALÉRIA RODRIGUES DA SILVA - UFAC, LEONARDO CARNUT - UFMG
Período de Realização O Projeto de Extensão foi realizado no período de 15 de março a 31 de julho de 2017.
Objeto da Experiência Firmar parceria entre a UFAC e o Controle Social que permitisse envolver os alunos de Saúde Coletiva com o SUS, através de uma conferência de saúde.
Objetivos Apoiar, com os conhecimentos trabalhados no Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva, as Ações da I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres do Acre, em suas etapas municipal e estadual.
Metodologia Foram selecionados e treinados 19 (dezenove) alunos voluntários do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva para executarem funções de apoio estabelecidas pela equipe de organização da I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres do Acre. Atuaram como como: auxiliares de relatoria; recepcionistas no balcão de inscrições; auxiliares na organização e na infraestrutura do evento; auxiliares de informática e auxiliares de coordenação de grupo, na conferência estadual.
Resultados As metas foram atingidas: Participação em 12 conferências municipais; Participação na 1ª Conferência Estadual; Auxiliar na produção do Relatório Final da etapa estadual. Seis alunos foram eleitos delegados municipais à etapa estadual e uma das delegadas conseguiu se eleger à etapa nacional. A proposta “Criação de cursos profissionalizantes para áreas da Gestão em Saúde e a inserção do profissional da Saúde Coletiva” foi apresentada por uma das alunas e aprovada na etapa nacional.
Análise Crítica O maior impacto das ações desenvolvidas no Projeto foi possibilitar um ganho qualitativo com a experiência vivida pelos 19 estudantes de Saúde Coletiva, aprimorando suas técnicas profissionais, despertando e desenvolvendo novas habilidades e competências para o seu processo de formação, com o foco na participação popular, no controle social e no planejamento em saúde. Espera-se que, no futuro, possam participar do SUS contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.
Conclusões e/ou Recomendações O Projeto beneficiou diretamente os 19 alunos de Saúde Coletiva que, pela primeira vez na história do Curso, tiveram a oportunidade de participar da organização de uma Conferência de Saúde. Também contribuiu para o fortalecimento dos segmentos que compõem o SUS, através do acolhimento das suas avaliações sobre os serviços de saúde, das suas reivindicações e das variadas propostas para a elaboração de um plano setorial para a Saúde das Mulheres.
|