Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC8c - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 3

25971 - UMA NOVA CONSCIÊNCIA DEMOCRACIA DE LUTAS PELO SUS
RONALDO TEODORO DOS SANTOS - UERJ


Apresentação/Introdução
Considerando as teorias democráticas, debate-se a crise do SUS a partir da deslegitimação da política enquanto momento central de realização do interesse comum. Examinando o vinculo “saúde e democracia”, discute-se o sentido político contido na suposta eficiência da assistência mercantil, a oposição entre gerencialismo administrativo e gestão social, a administração direta e as parcerias privadas.


Objetivos
Situar a crise do SUS a partir da radicalização de princípios liberais inscritos no processo de tomada de decisão da democracia brasileira. Sob tais considerações, visamos apresentar a teoria democrática republicana como alternativa política.


Metodologia
Este estudo se organiza a partir de um debate teórico que busca atualizar a reflexão clássica do vinculo entre “saúde e democracia”, presente na 8º Conferência Nacional de Saúde. Investigando as teorias da democracia propõe uma classificação dos fundamentos do liberalismo político que limitam a realização da condição pública e estatal dos sistemas universais de saúde. Esta crítica é formulada a partir da apresentação dos fundamentos do pensamento político republicano, compreendido como uma nova consciência democrática capaz de guiar as lutas pelo SUS.


Resultados
A crise do SUS é resultado da descaracterização de suas bandeiras estruturais. O argumento da inevitabilidade da assistência mercantil suplementar, a adesão ao gerencialismo administrativo às expensas do controle social, e as parcerias com o setor privado em contraponto à administração direita de serviços, materializam o que se chama de crise no SUS. Ao expor esta crise como radicalização dos princípios liberais presentes na democracia brasileira, apresenta-se a gramática política republicana como argumento democrático alternativo.


Conclusões/Considerações
A crise do SUS tem origem na radicalização da lógica liberal na democracia. Na 8º CNS, o vinculo “saúde e democracia” teorizou a construção permanente de igualdades e a universalidade de direitos e deveres, incompatível com as assimetrias que o pensamento liberal atribui legitimidade. O argumento democrático republicano consiste na construção de uma consciência pública sanitária a partir da realização soberana do poder popular na política.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360