28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC8c - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 3 |
23345 - INOVASUS: CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA MUNICIPAL PARTICIPATIVA INTEGRANDO ENSINO E ATENÇÃO EM SAÚDE COM CIDADANIA JOÃO LUIZ GURGEL CALLVET DA SILVEIRA - FURB - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, ANA CÉLIA TEIXEIRA DE CARVALHO SCHNEIDER - SEMUS - SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DE BLUMENAU, MAIRA KREMER - FURB - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Período de Realização A construção participativa dessa política municipal ocorreu no período de 2016 a 2017.
Objeto da Experiência Teve como objeto a integração entre o ensino e o cuidado em saúde no município de Blumenau-SC incluindo a comunidade e o controle social.
Objetivos Tem como objetivo descrever a construção participativa de uma política, seus princípios e resultados, desvelando dimensões desse processo.
Metodologia Utilizou a metodologia de Conferência de Saúde com a participação de usuários do SUS, representantes do Conselho Municipal de Saúde, trabalhadores do SUS, estudantes, docentes, gestores das instituições de ensino e do SUS de Blumenau-SC. Previamente à Conferência foram realizados cinco eventos formativos considerando aspectos organizativos, históricos e legais, assim como relatos da experiência e visão dos diferentes segmentos com dados coletados em questionários, entrevistas e grupos focais.
Resultados Os resultados revelaram: aprovação da metodologia dos eventos pelos participantes, relatos de ressignificação da integração ensino-serviço-comunidade, passividade e esperança do usuário como sujeito da relação ensino-serviço, valorização do vínculo e humanização das atividades de ensino pelos estudantes e usuários e politização do ensino e do cuidado em saúde. Produto: Relatório da Conferência e Comissão de Implantação representativa.
Análise Crítica Os gestores foram menos participativos, revelando resistência e desconhecimento sobre o tema da integração. A concepção proposta apresenta avanços ao possibilitar ressignificação do ensino e do cuidado, no contexto do SUS, como processo integrado que precisa ser resolutivo para o usuário, sendo fruto de um processo pactuado entre sujeitos e instituições cujos papeis devem se integrar para consolidar as legítimas políticas de saúde e de educação do país como exercício de cidadania.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência vivenciada consolidou um processo formativo e político, resultado de duas décadas dos projetos Pró-Saúde, Pet-Saúde e Residências Multiprofissionais em Saúde da Família, consolidou práticas acumuladas pelos sujeitos que superam a “relação” institucionalizada por “integração” subjetivada, para além do estágio, busca inserir a pesquisa e a extensão de forma indissociada, integrando os papéis de educando, educador, cuidador e cidadão.
|