Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC8c - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 3

22539 - VIVASUS: MOVIMENTO DE FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA E CONTROLE SOCIAL NO SUSBH
BRUNO - CMSBH, MARIA DA GLÓRIA ABIDO CAPISTRANO - CMSBH, CARLA ANUNCIATTA DE CARVALHO - CMSBH


Período de Realização
Experiência iniciada em setembro de 2017. Projeto em desenvolvimento.


Objeto da Experiência
Participação de conselheiros, locais, distritais e municipais no Controle Social do Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte. (SUSBH)




Objetivos
Promover avanços na Atenção Primária em Saúde; Promover ações para o fortalecimento do controle social no SUSBH através das Comissões Locais, Distritais e Conselho Municipal de Saúde.


Metodologia
Parceria entre o Conselho Municipal de Saúde com diversas organizações e movimentos para promover ações em defesa da Atenção Primária e do Controle Social, tais como comunicação institucional, plenárias, atos, debates, atividades nos bairros. As ações do movimento foram identificadas através de um questionário aplicado nos postos de saúde do município que identificou as principais demandas das unidades de saúde e de suas comissões locais, bem como sua estrutura física e de recursos humanos


Resultados
Já se observa como resultados maior envolvimento das comissões locais para avançar nos serviços da APS em seus territórios. As atividades que se desenvolvem nos territórios contribuem para uma compreensão mais ampla do papel comunitário das unidades de saúde, compreendendo a importância das ações de promoção, prevenção e cuidado com a saúde. A realização de parcerias com outros atores da sociedade civil também se mostra como um importante resultado conquistado.


Análise Crítica
Nos países que possuem sistemas públicos de saúde, a Atenção Primária em Saúde (APS) e organiza os cuidados às pessoas e comunidades. No SUSBH a APS se organiza a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e se organiza a partir da definição de áreas de abrangência nos territórios que as UBS devem ter responsabilidade sanitária. Tem os princípios da universalidade, integralidade, acessibilidade e coordenação do cuidado. Um bom desenvolvimento dos serviços da APS requer envolvimento da comunidade nas decisões.


Conclusões e/ou Recomendações
Em um momento de enfraquecimento das políticas de saúde em nível nacional, com limitações de financiamento e promoção de ações que vão contra os princípios norteadores do SUS é necessário que a sociedade civil esteja cada vez mais mobilizada para defesa de todas os níveis de atenção do SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360