28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC8c - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 3 |
21510 - A IMPORT NCIA DE UM PROJETO MULTIPROFISSIONAL BASEADO EM PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NO SUS PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE INGRID DA SILVA SOUZA - UFF, JOÃO VITOR ANDRADE - UFV, GABRIEL PERDIGÃO WALCHER - UFES, JOÃO MÁRIO PIRES DA COSTA - UFTM, TATIANA SILVA PAIVA - IESB, LAIO VICTOR TAVARES CARDOSO - UNB, JOYCE SILVA PONTES SANTOS - UNIUBE, RODRIGO CÉSAR DE ALMEIDA - UNIUBE, JAMES BERSON LALANE - UNILA, DÉBORA MARIA GOMES SILVEIRA - UFSJ
Período de Realização a referida experiência ocorreu entre os dias 5 e 14 de janeiro do ano de 2018.
Objeto da Experiência busca demonstrar a importância do Projeto VER-SUS para a formação cidadã e acadêmica de um grupo multidisciplinar em saúde.
Objetivos relatar a experiência dos participantes no VER-SUS, ocorrido no município de Uberaba-MG, explanando sobre a importância desse programa para o desenvolvimento e a qualificação da formação do profissional de saúde.
Metodologia foram reunidos, por 10 dias, discentes das áreas: Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão de Serviços de Saúde, Medicina, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Durante a manhã, os participantes realizaram estudos e discussões de temas relativos à saúde; à tarde, foram feitas visitas às unidades do SUS do município de Uberaba e a noite, foram explanadas e debatidas as experiências e vivências práticas do dia.
Resultados Os resultados obtidos através do período de vivência sugerem que o projeto VERSUS além da importância acadêmica é um essencial meio de transformação cidadã, capaz de qualificar os novos profissionais do SUS com a mentalidade do cuidado holístico e a participação multidisciplinar no que se trata de saúde pública no país, tornando- os capazes de serem agentes transformadores da realidade da qual eles atuam.
Análise Crítica as vivências e estágios na realidade do SUS, oportunizadas pelo VER-SUS, favorecem a interlocução entre a teoria e a realidade do SUS. Isso proporciona aos discentes e aos profissionais a troca de saberes, o desenvolvimento de competências voltadas ao aprimoramento da saúde pública, o planejamento e execução de ações interdisciplinares e a educação permanente, a fim de fornecer o aperfeiçoamento de habilidades essenciais como: trabalho em equipe, comunicação, empatia, resiliência e humanização.
Conclusões e/ou Recomendações o VER-SUS contribui positivamente para a formação do profissional de saúde crítico, reflexivo, preparado para atuar em equipe e no SUS. As múltiplas formas de capacitação e experimentação oferecidas tornam ferramentas que possibilitam maior troca de saberes e a construção de discentes mais humanos, capazes de atuar amplamente na condição saúde-doença dos indivíduos e atentos à construção permanente de uma saúde pública eficiente e de qualidade.
|