28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC8b - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 2 |
25945 - A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE TRABALHADORES DE UM HOSPITAL PÚBLICO ESTADUAL DO RS NO CONTEXTO DA CONTRARREFORMA DO ESTADO ELSA FRANKE ROSO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, PAULO ANTONIO BARROS OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Apresentação/Introdução Esta pesquisa foi realizada junto aos servidores de um hospital público estadual no RS que se notabilizaram pela capacidade de mobilização nas lutas contra a retirada de direitos empreendida pelo atual governo do Estado do RS. Buscou-se compreender essa participação política, atípica em um cenário de refluxo das lutas sociais.
Objetivos Compreender os fatores que influenciam a participação política dos servidores; Examinar os principais motivadores para o engajamento político dos servidores; Conhecer a repercussão da participação nas relações interpessoais no cotidiano de trabalho.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa social qualitativa, exploratória, do tipo Pesquisa de Campo. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com catorze servidores estáveis de um hospital público estadual, com reconhecida atuação no movimento dos servidores públicos estaduais. O instrumento para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A seleção dos participantes da pesquisa ocorreu por amostragem, não probabilística, utilizando a técnica denominada “bola de neve”, por meio da qual cada entrevistado indica o próximo, baseado em, no mínimo, um dos seguintes critérios: participação em atividades sindicais, greves e paralisações; e capacidade de mobilização de colegas para estas atividades.
Resultados Constatou-se os seguintes motivadores: defesa dos diretos dos servidores públicos estaduais, da qualidade e do caráter estatal do serviço público e, também, a defesa da população usuária do hospital, a qual os participantes da pesquisa reconhecem como frágil na defesa de seus interesses. A maioria dos entrevistados acredita que a participação política, desde que organizada e crítica, pode influenciar as decisões de governo. Por fim, todos os entrevistados afirmaram que a sua atividade política incide nas relações interpessoais no trabalho, tanto no sentido de fortalecimento de laços de solidariedade entre colegas, como também no cerceamento da participação por parte de chefias imediatas.
Conclusões/Considerações A participação política dos servidores do hospital, mediada tanto pelos sindicatos, quanto pelo coletivo formado pelos servidores, é um fator importante para a superação do isolamento e da invisibilidade no ambiente de trabalho, pois engendra relações interpessoais pautadas na solidariedade e no reconhecimento do outro, configurando-se como estratégia de resistência dos trabalhadores à cada vez maior precarização do trabalho no serviço público.
|