Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC8b - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 2

25902 - CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE NA MODERNIDADE LÍQUIDA
JENNIFER DO VALE E SILVA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN).


Apresentação/Introdução
O projeto de Controle Social incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) assentou-se nos seguintes pressupostos: o Estado concentraria poder para formular e implementar políticas públicas; coletivos organizados na sociedade civil poderiam controlar o Estado, a fim de preservar seus interesses; o reestabelecimento da democracia melhoraria as condições de vida e saúde da população brasileira.


Objetivos
Objetiva-se discutir a hipótese de que as transformações sociais contemporâneas da Modernidade Líquida abalaram os pressupostos do projeto de Controle Social, questionando sua potência atual para direcionar as Políticas Públicas de Saúde.


Metodologia
A reflexão proposta ancora-se no conceito de Modernidade Líquida do sociólogo Zigmunt Bauman e examina o projeto de controle social, usando como material empírico a Lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990 e o documento histórico “A questão democrática na área da saúde” apresentado pelo CEBES em 1979 no 1º Simpósio sobre Política Nacional de Saúde da Câmara Federal Brasileira.


Resultados
Na modernidade líquida, o Estado perde poder sobre as políticas públicas, à medida que o capital se reconfigura e acumula poder global. Os coletivos perdem força com o aprofundamento da individualidade que direciona o tempo e os esforços dos sujeitos para a construção de seus projetos individuais. A cidadania e a representatividade política, pilares da democracia, sofrem abalos: a primeira em razão da crise dos espaços públicos, devido sua colonização por questões privadas, e também pela menor participação dos sujeitos na vida pública; e a segunda porque a classe e as instituições políticas estão em descrédito pela percepção popular de que eles têm dificuldades em proteger os interesses coletivos.


Conclusões/Considerações
Diante da necessidade de efetivar o controle social em Saúde no Brasil, parece oportuno indagar se sua proposta original carece de algum tipo de revisão ou atualização, a fim fortalecê-la diante desse novo cenário social em que as noções e expectativas sobre o Estado, os Sujeitos Coletivos e a Democracia sofreram mudanças importantes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360