28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC8b - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 2 |
24856 - REINVINDICAÇÕES DE MELHORIA NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE E CONSELHO GESTOR: ESTRATÉGIAS PARA O FOMENTO DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO SUS KÁSSIA PAULA OLIVEIRA DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, THIAGO NASSER VAZ CURVO DA COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, NICOLE DE ARAÚJO LOPES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, SHEISE ARAÚJO GAMARRA DE MACEDO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, THAIS SILVA DE LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, SUZANA MATOS DE ANDRADE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, ANA RITA LOPES GUIMARÃES NUNES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, VIRGINIA DE ALBUQUERQUE MOTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, LIDIANE MARA DE ÁVILA E SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Período de Realização Períodos letivos de 2017/01 e 2017/02 da Universidade Federal de Mato Grosso (05/2017 a 02/2018)
Objeto da Experiência Bairro Grande Terceiro (Cuiabá/MT), territorialização e levantamento de problemas para executar intervenção junto à comunidade.
Objetivos Conhecer o território: seus equipamentos sociais e de saúde, o perfil demográfico e epidemiológico; levantar os principais problemas e eleger um deles como objeto de teorização/estudo; elaborar e executar uma proposta de intervenção que tenha relação com a realidade do território.
Metodologia Realizou-se territorialização do Bairro Grande Terceiro (Cuiabá/MT) e levantaram-se problemas. Com a metodologia da Problematização, elaborou-se: problema, teorização e proposta de aplicação à realidade; entrevistas com atores-chave; e execução e avaliação de intervenção, junto com Conselho Municipal de Saúde e Coordenação do Centro de Saúde do Grande Terceiro. Estas ações configuram-se atividades práticas das disciplinas de Eixo Integrador I e II do Curso de Graduação em Saúde Coletiva/UFMT.
Resultados Verificou-se que funcionou um Centro Escola da UFMT, com participação da comunidade através do Conselho Gestor (1984-1996). No entanto, quando o Centro foi incorporado à gestão municipal, o controle social foi enfraquecido e houve precarização dos serviços ofertados. Realizou-se Oficina com 26 participantes sobre conceito ampliado de saúde, SUS, Reforma Sanitária, a atuação do sanitarista e a importância do Conselho Gestor para retomar a participação da comunidade na condução do Centro de Saúde
Análise Crítica O Conselho Gestor do Centro Escola de Saúde do Grande Terceiro foi o primeiro do Estado de Mato Grosso, e baseou-se em relações horizontalizadas entre gestores, trabalhadores e usuários, com democratização e ativismo institucional. No entanto, a desarticulação entre trabalhadores, usuários e gestão municipal à época da descentralização resultou na precarização das conquistas existentes, mas deve ser retomada a partir do resgate da potencialidade e empoderamento da própria comunidade.
Conclusões e/ou Recomendações Recomenda-se resgatar a história do Conselho Gestor do Centro de Saúde Escola do Grande Terceiro (1984-1996), para dar visibilidade às potencialidades da participação da comunidade na efetivação do direito à saúde; socializar esta história junto aos grupos organizados das comunidades do seu território de abrangência; e reconhecer, na execução do projeto, a potência da atuação do Bacharel em Saúde Coletiva na efetivação da Reforma Sanitária.
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