27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC8a - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 1 |
28081 - IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO LOCAL DE SAÚDE: MOBILIZAÇÃO NA COMUNIDADE RURAL NO INTERIOR DO CEARÁ LUCIANA BATISTA LUCIANO - RENASF/FIOCRUZ, NATALIA MINDÊLLO RAMALHO LEITE - RENASF/FIOCRUZ, HELENA PAULA GUERRA DOS SANTOS - RENASF/FIOCRUZ, PRISCILLA DIAS LEITE DE LIMA - RENASF/FIOCRUZ, NARA MARIA COSTA BEZERRA - RENASF/FIOCRUZ, EMÍLIA ALVES DE CASTRO - RENASF/FIOCRUZ, FABRÍCIA BEZERRA DE CASTRO - RENASF/FIOCRUZ, CIBELLY MELO FERREIRA - RENASF/FIOCRUZ, GIOVANA DE VASCONCELOS HERBSTER - RENASF/FIOCRUZ, JOANA FURTADO DE FIGUEIREDO NETA - RENASF/FIOCRUZ
Período de Realização Mobilização de implantação do conselho local foi planejada em janeiro e executada em 16/02/2018.
Objeto da Experiência Implantação do Conselho Local de Saúde no território de abrangência de uma Estratégia Saúde da Família de uma comunidade rural no interior do Estado do Ceará.
Objetivos Mobilizar lideranças comunitárias, usuários e profissionais de saúde do território quanto à importância da participação popular na organização dos serviços de saúde e no processo de implantação do Conselho Local de Saúde.
Metodologia Trata-se de relato de experiência, vivenciada em uma comunidade rural no interior do Ceará a partir da promoção da saúde e com foco na participação popular. O convite foi feito à comunidade pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS). Participaram do momento: dentista, enfermeira, duas ACS, psicóloga, fisioterapeuta, 02 lideranças comunitárias e 05 representações de usuários. Aplicou-se dinâmica como forma de acolhimento e roda de conversa com o questionamento: “O que é conselho local de saúde?”.
Resultados Percebeu-se que 06 dos participantes que estavam entre as representações da comunidade desconheciam a conceituação de conselho local, bem como sua importância e as atribuições de seus conselheiros. Após esclarecer as interrogações, observou-se consenso entre comunidade e profissionais, demonstrando interesse na implantação do conselho local no território. Foi pactuando outro encontro com o objetivo de elaborar um projeto de implantação do referido conselho.
Análise Crítica A partir do conselho local de saúde é possível promover um diálogo entre usuários e profissionais sobre as necessidades reais do território, promovendo o protagonismo do sujeito na melhoria da qualidade do serviço, empoderando a comunidade que passa a gerir e a participar ativamente junto às unidades de atenção primária a saúde. Ações de promoção da saúde que contribuem com a participação popular são capazes de transformar as práticas de saúde, onde o cuidado é construído de forma coletiva.
Conclusões e/ou Recomendações Este estudo pretendeu promover e fomentar a participação popular de uma determinada comunidade rural no interior do estado do Ceará, a partir da implantação do Conselho Local de Saúde, acreditando na importância do poder que tem desta instância para o empoderamento do sujeito que passará participar ativamente das discussões de planejamento das atividades e organização do serviço de saúde local.
|