Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC8a - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 1

26919 - TRANSFORMAÇÃO DE ESPAÇO INVISÍVEL PARA ESPAÇO PÚBLICO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: ESTUDOS SOBRE SALAS DE ESPERA
INÊS REIS - CSEGSF/ENSP/FIOCRUZ, NATANAEL DOS SANTOS - CSEGSF/ENSP/FIOCRUZ, IDENALVA SILVA DE LIMA - CSEGSF/ENSP/FIOCRUZ, LAURIANA CRISTINA ALMEIDA DA SILVA - CSEGSF/ENSP/FIOCRUZ, GILBERTO REIS - CSEGSF/ENSP/FIOCRUZ, RENATA SÁ - CSEGSF/ENSP/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Transitam milhares de pessoas nos serviços públicos e privados. Há horas de aguardo por um atendimento e, muitas vezes, ocupadas com programas televisivos ou iniciativas para amenizar a espera. Por outro lado, estudos mostram que as salas de espera refletem o modelo assistencial e podem ser espaços educativos se forem transformados em espaços públicos e saírem da “invisibilidade” institucional.


Objetivos
Apresentar resultados de pesquisas sobre a expressão e transformação de serviços através de salas de espera na Saúde Pública.


Metodologia
O presente trabalho apresentará a síntese de três pesquisas sobre sala de espera (SE): - revisão sistemática em que três pesquisadores identificaram e analisaram os 33 periódicos sobre atividades educativas em sala de espera, disponíveis online gratuitos na língua portuguesa até 2015, na Biblioteca Virtual em Saúde; - realização e análise de 91 entrevistas realizadas com gestores, profissionais de saúde e usuários de todos os 17 Centros de Saúde Escola (CSE) existentes no Brasil em 2010; - observação participante de profissionais de saúde e estudantes através de diários de campo, fotografias, filmes e questionários com usuários na sala de espera de um estudo de caso em CSE, desde 2000.


Resultados
Os 33 artigos mostram o compartilhamento entre profissionais e usuários na SE. 15% citaram que atividades amenizam a ansiedade da espera. 67% apresentaram técnicas de incentivo ao diálogo (teatro, música, filmes, degustação, etc). As entrevistas relacionadas aos CSE mostraram a correlação entre promoção da saúde, adoecimento e habilidades pessoais. As atividades educativas foram definidas como transmissão do conhecimento através de palestras, inclusive em SE. O estudo de caso de CSE mostrou que a SE expõe como a instituição acolhe o usuário e as relações de poder. Metodologias participativas valorizam troca de conhecimentos e aproximam usuário e profissional (oficinas de arte).


Conclusões/Considerações
A pesquisa com os CSE demonstra a necessidade de entendimento sobre metodologias participativas preconizadas em políticas públicas. Isto é fundamental para a coerência nas práticas profissionais que contribuam para a promoção da saúde. As salas de espera denunciam as relações de poder. As SE podem ser transformadas em espaços públicos, se não forem invisíveis a instituição e forem aproveitadas como espaço interativo e de diálogo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360