27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC8a - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 1 |
23723 - A CONSTRUÇÃO DE UM CONSELHO LOCAL DE SAÚDE NO SERTÃO PARAIBANO: PROMOVENDO O CONTROLE SOCIAL. ANANA AZEVEDO CHAVES - PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS-PB, DAVI NUNES - SEXTA GERENCIA DE PATOS - PARAÍBA
Período de Realização O Presente projeto foi iniciado em junho de 2017 e esta em andamento.
Objeto da Experiência Trata-se de uma experiência de promoção do controle social e participação popular a partir da ideia em construir um conselho local de saúde.
Objetivos Promover o controle social e devolver o poder de controlar, fiscalizar e planejar ações de política pública em saúde para aqueles que dela usufrui como direito, é o objetivo que se concretiza no processo de construção do conselho local de saúde na comunidade Salgadinho em Patos-PB.
Metodologia Realizamos o mapeamento e encontros entre as principais lideranças e a equipe de saúde do bairro. Divulgamos a primeira reunião ampliada com a comunidade para discutir os principais problemas locais de saúde. Estas tornaram-se mensais e com temas específicos. Fizemos reuniões segmentadas com a população de cada agente de saúde. Identificamos novas lideranças e estamos divulgando uma pré-conferência para aclamação de conselheiros locais para em fim, oficializarmos como órgão consultivo.
Resultados A comunidade se fez presente durante todas as reuniões e aceitou o desafio de promover o controle social. Esta experiência traz para a equipe de saúde e para a população do bairro o aprendizado de como devemos nos organizar para reivindicar e planejar ações pertinentes e necessárias em prol a saúde local e da cidade de Patos, que acompanha por rádio e jornais os tão inusitados acontecimentos no bairro do Salgadinho.
Análise Crítica Fomentar a capacidade crítica e a participação popular de uma comunidade para promover a luta por um sistema único de saúde de qualidade é uma experiência necessária que lentamente produzirá transformações. Num ambiente político com características paternalista e clientelista certamente sofremos dificuldades em relação a gestão, poucas vezes desafiada por uma comunidade organizada e também a frágil esperança de vitória de uma população desacostumada com a luta coletiva.
Conclusões e/ou Recomendações Concluímos que apesar do pequeno caminho percorrido, conquistamos uma grande experiência. Nos encontros conseguimos perceber as dificuldades de se colocar em prática uma diretriz tão importante para organização do nosso sistema de saúde. Erramos, modificamos práticas e conceitos, buscamos literaturas a partir de novos pontos de vista, e seguimos confiantes da necessidade de manter os objetivos vivos e levar a diante o conselho local de saúde.
|