28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO8e - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde CO 5 |
25627 - PROJETO FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA DAS POPULAÇÕES DO CAMPO, DA FLORESTA E DAS ÁGUAS (PNSIPCFA) VIRGÍNIA DA SILVA CORRÊA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, ANDRÉ LUIZ DUTRA FENNER - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, JORGE MESQUITA HUET MACHADO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, MARIA DO SOCORRO DE SOUZA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, KÁTIA MARIA BARRETO SOUTO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ANTONIA SHEILA GOMES LIMA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, GISLEI SIQUEIRA KNIERIM - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, JULIANA ACOSTA SANTORUM - MINISTÉRIO DA SAÚDE, LARISSA APARECIDA DELFANTE - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES
Período de Realização O projeto iniciou sua execução em outubro de 2013 e encerrou em setembro de 2016.
Objeto da Experiência Projeto de formação e articulação com a participação de representantes dos movimentos sociais (CONATG, MST, MLT e MMC) para implementação da PNSIPCFA.
Objetivos Qualificar a participação da população do campo, da floresta e das águas no controle social; monitorar os resultados; garantir e ampliar os direitos; promover o conhecimento da vigilância em saúde e na PNSIPCFA; divulgar e valorizar os saberes e práticas tradicionais; e ampliar a atuação da Fiocruz.
Metodologia A formação se deu por uma metodologia participativa e de Educação Popular e a sistematização de experiência. Foram realizadas oficinas de formação, seminários, cursos, atividades complementares (tempo comunidade/intermódulos), reuniões de articulação com gestores locais, apresentação de trabalhos em congressos, oficinas de planejamento, monitoramento das ações durante o período de execução do projeto, todo o processo formativo foi certificado pela Escola Fiocruz de Governo como curso livre.
Resultados Foram construídas estratégias para a implementação da PNSIPCFA, quer seja a construção de um plano de ação, a inserção nos espaços de participação e controle social do SUS e o diálogo e articulação com os trabalhadores e gestores para a sua implementação. Foram capacitadas 1.441 pessoas, nas 5 regiões do país, sendo 1.332 em oficinas/cursos nos estados e 109 em atividades nacionais. Realização do Encontro Nacional dos Movimentos do Campo, da Floresta e das Águas.
Análise Crítica Mesmo com a dificuldade de acesso das populações do Campo, da Floresta e das Águas ao SUS, a formação contribuiu para o empoderamento das lideranças locais, a construção de uma nova práxis pelos profissionais de saúde e a articulação com os gestores que se envolveram neste processo formativo. O envolvimento de representantes da FIOCRUZ e do Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde nos cursos contribuíram para reforçar a importância destas populações para a gestão pública.
Conclusões e/ou Recomendações O projeto contribuiu para qualificação do exercício de gestão participativa da PNSIPCFA, proporcionando a interação de diferentes sujeitos sociais e políticos. A participação de trabalhadores, gestores do SUS e lideranças sociais permitiu a articulação política para a implementação da PNSIPCFA como também para a construção de um SUS mais equânime
|