Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO8e - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde CO 5

22204 - MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: CONCEPÇÕES, ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE, NO PERÍODO 1980-1990.
LARISSA D. VIEIRA BARROS - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA, MÁRCIA VIEIRA LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA, NAILDES ARAÚJO PEREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA


Apresentação/Introdução
Diante da atual conjuntura, em que os direitos sociais se encontram ameaçados, faz-se necessário identificar atores capazes de fortalecer a luta pela defesa da democracia e direto à saúde. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) se apresenta como uma importante organização política, capaz de contribuir na correlação de forças em defesa do direito à saúde


Objetivos
Analisar as concepções , estratégias e práticas de cuidado em saúde do MST no período 1980-1990, buscando identificar como estas se expressam no discurso e na prática cotidiana e suas estratégias de mobilização e luta pela democracia e saúde.


Metodologia
Como parte da pesquisa em andamento, o estudo se realiza a partir da análise documental de boletins, jornais, cartilhas e congressos internos do MST, bem como, leitura e discussão de matérias publicadas pelo CEBES e ABRASCO, e artigos referentes à saúde e MST. Foram realizados ainda, participação/observação em feiras agroecológicas do MST e eventos sobre a conjuntura política e medidas de austeridade que afetam o sistema de saúde. Como estratégia de sistematização e organização das informações foi elaborada uma matriz com as seguintes categorias: tipo de documento; local e ano de publicação; número; referência completa; temas gerais; Saúde e abrangência/alcance do documento.


Resultados
Os primeiros boletins foram publicados pelos sem terra em 1981, antecedendo a institucionalização do MST, em 1984 se tornou um jornal de alcance nacional. Estes documentos expressam um conceito amplo de saúde, compreendida como direito e dever do Estado, denunciam os adoecimentos e mortes causadas pelas condições de vida e uso de agrotóxicos. O uso das plantas medicinais se mostra como elemento de manutenção da cultura e conhecimentos tradicionais. As reinvindicações por saúde foram percebidas nos atos de ocupação, organização de congressos, caminhadas e diálogo com o Estado e seus entes. No entanto percebe-se que as pautas de reivindicações centralizam-se no acesso aos serviços de saúde.


Conclusões/Considerações
De acordo com as análises realizadas a luta pela Reforma agrária defendida pelo MST considera não apenas a distribuição de terra, mas a democratização de bens e serviços socialmente produzidos, incluindo o acesso à saúde. No entanto as reivindicações centram-se no acesso aos serviços, demonstrando fragilidade na concepção ampliada de saúde. Apesar do MST ser contemporâneo a RSB, não foram identificados dialogo entre ambos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360