Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO8d - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde CO 4

28782 - O CONTROLE SOCIAL NA LUTA PELA HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI, BAHIA
ANA CLARA FONSECA SANTOS - UFSB, VICTOR ROCHA SANTANA - PMC, TALITA ROCHA DE AQUINO - UFRB/ UNEB


Período de Realização
A experiência relatada ocorreu no período entre 2015 a 2017.


Objeto da Experiência
O papel do controle social pela mudança na assistência ao parto e nascimento no município de Camaçari, Bahia.


Objetivos
Discutir a assistência ao parto e nascimento no município; Aglutinar interessados em articular ações e pensar estratégias para a melhoria da assistência à mulher gestante no município; Evidenciar o papel dos profissionais da Atenção Primária à Saúde na luta pela humanização do parto e nascimento.


Metodologia
A descrição da experiência parte do olhar dos profissionais da APS implicados no processo. A trajetória da experiência se deu: com a identificação e o diálogo com os militantes do parto humanizado do município; formação de um grupo de trabalho composto por profissionais da APS e usuárias; participação desse grupo na 6ª Conferência Municipal de Saúde pelo potencial do evento reunir diversos atores sociais; e a construção de um Fórum pela Humanização do Parto e Nascimento em Camaçari.


Resultados
O fórum atuou na promoção de uma agenda positiva de discussões temáticas, no apoio aos grupos de gestantes nas USF, na representação da sociedade civil dentro do grupo condutor da Rede Cegonha, na capilarização da discussão na mídia e redes sociais, e na formação dos profissionais de saúde. Teve seu ápice de atuação com a elaboração de uma carta pública, reuniões abertas para discussões dos temas, planejamento de ações e espaço para as mulheres relatarem suas experiências de parto no município.


Análise Crítica
O fórum representando espaço de conexão para diferentes parcerias; ganhos organizativos e na formulação da politica pública regional; o extenso território geográfico como desafio para a mobilização; o tímido engajamento dos gestores públicos no reconhecimento das fragilidades da rede de assistência à gestante em função de disputas eleitorais; e a carência de movimentos da sociedade civil organizada para exercer o controle social sob os poderes públicos na Bahia.


Conclusões e/ou Recomendações
O Fórum de Camaçari serviu para formar sujeitos e levantar apontamentos para a mudança do modelo hegemônico de atenção às gestantes; o papel do controle social para a formação de profissionais de saúde orientados pelas melhores evidências científicas, e comprometidos com a defesa dos direitos humanos; os profissionais da APS como atores potentes para enfrentar o modelo hegemônico de assistência ao parto.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360